Termas Caracala
Casos: Termas Caracala. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laismelloduarte • 1/4/2014 • 209 Palavras (1 Páginas) • 368 Visualizações
As Termas de Caracalla em Roma (216 d.C)
As casas Romanas eram abastecidas com água transportada por canos de chumbo. As taxas sobre esses canos dependiam de seu tamanho o que levava os proprietários a colocarem o menor cano que pudesse abastecê-las com o suprimento mínimo de água essencial à vida.
Nada que rivalizasse com as termas, pois. Portanto, para sua higiene pessoal, as pessoas procuravam as termas mais próximas de suas casas.
Aos poucos, essas casas de banho foram ampliando suas atividades e se transformaram no que hoje poderíamos chamar de clubes. Havia muitos e variados tipos: serviam como ponto de encontro, para funções sociais e comunitárias. Ali os frequentadores podiam relaxar, cuidar de sua higiene e ficar sabendo das últimas novidades.
Nas grandes e mais importantes, havia bibliotecas e as célebres exedras, espaços próprios para debates e reuniões.
Tomar um banho não era coisa simples. Havia os banhos frios (frigidarium), os mornos (tepidarium) e os quentes (caldarium). A pessoa podia usar um só tipo, como passar pelos três antes de se dar por satisfeita. Termas maiores contavam com um espaço para exercícios e treinamento dos atletas(a palaestra), uma piscina (ou natatio) e um ginásio.
A construção das termas não era assunto simples de resolver. Eram necessárias excelentes noções de engenharia.
...