Terra: Um Planeta Ativo
Dissertações: Terra: Um Planeta Ativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lizier • 9/3/2014 • 2.105 Palavras (9 Páginas) • 1.785 Visualizações
Introdução
A Terra é um planeta muito especial, pois é o único planeta que ofereceu condições à existência de vida. A Terra é um bem único a preservar para as gerações futuras. A nossa intervenção no planeta Terra decidirá o seu futuro e o futuro de todas as formas de vida.
A vida é possível na Terra porque:
A Terra pode ser considerada um planeta ativo porque apresenta atividades dinâmicas internas, como movimento das placas tectônicas e vulcanismos.
Quando estudamos as formas do relevo terrestre, devemos considerar dois grandes agentes formadores: os Endógenos (internos) e os Exógenos (externos). Quando acontece um soerguimento de uma cadeia montanhosa, existem forças que modelam a paisagem, como as águas da chuva. Desta maneira, existe sempre essa interação destes dois agentes, que atuam conjuntamente na formação do relevo da Terra.
Agentes Endógenos (Internos)
Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior do planeta Terra. Os agentes geológicos ou agentes internos que podem ser chamados de endógenos referem-se à interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura provocadas por reações e recristalizações minerais para fases minerais mais ou menos densas com emissão ou absorção de calor o que leva a desequilíbrios densitométricos e poderosas movimentações de massas rochosas, magmas e fluidos no interior da Terra...
Alguns exemplos de fenômenos ou processos endógenos:
• Formação de magma e sua intrusão formando rochas plutônicas e hipoabissais;
• Tectonismo, dobramentos, falhamentos e metamorfismo em áreas orogênicas;;
• Geração de abalos sísmicos (terremotos);
• Soerguimentos e abatimentos da crosta.
Os agentes internos estão relacionados a todos os movimentos causados por alguma ação geológica, que tem sua gênese com alguma força interior da Terra. Um dos exemplos são as Falhas, ou Falhamentos, que causam deformações na superfície do nosso planeta. Os falhamentos com desenvolvimento vertical podem ser considerados como movimentos Epirogenéticos, pois existe a ascendência ou a subsidência da superfície terrestre.
Tipos de falhas geológicas
• Dentro destes falhamentos, podemos ter soerguimentos, formando áreas mais altas como os Horsts e quando o terreno se abaixa por algum falhamento, chamamos de Graben.
Numa falha, à elevação chama-se Horst e à depressão (vale) chama-se Graben.
• Outro fator que pode modificar a superfície, são movimentos Orogenéticos, ou seja, se desenvolvem por alguma pressão horizontal. Os relevos resultantes dessas forças laterais são chamados de relevos Dobrados (Dobramentos). As partes com a dobra com direção ao interior da terra, são chamadas de anticlinais, e as pro céu, são as sinclinais, conforme a figura abaixo:
Um relevo dobrado com Anticlinais e Sinclinais.
• Dependendo da atividade geológica, áreas com intensa atividade vulcânica podem trazer materiais magmáticos para a superfície terrestre, fazendo com que esta tenha novas características, depois de que estas rochas ígneas estiverem cristalizadas. Portanto o vulcanismo pode ser considerado também como um agente endógeno.
Agente Exógenos (Externos)
Os fatores exógenos (externos) formam o relevo por meio de erosões que podem ser pluvial (provocada pela água da chuva) e fluvial (provocada pelas águas dos rios e mar), nesses casos o relevo sofre alterações, pois o escoamento das águas o desgasta dando gradativamente novas formas.
As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando assim o relevo do local. Por fim existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominadas de erosão eólica.
O homem também é um agente externo de transformação do relevo, as modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem através do trabalhotransforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.
Existem agentes externos, na superfície terrestre, que modificam o relevo, não tão rapidamente como os vulcões ou terremotos, mas sua ação contínua transforma lenta e ininterruptamente todas as paisagens da Terra. A ação dos ventos, do intemperismo e da água sobre a crosta terrestre determinam a erosão.
A radiação solar juntamente com os fenômenos meteorológicos, atuam como os agentes externos do relevo. O calor do sol e as águas são os grandes modeladores das paisagens e fazem essa esculturação em toda a superfície criada por algum agente interno. O radiação que vem do Sol faz com que haja o intemperismo físico das rochas, ou seja, elas se desagregam.
Já as águas, agem primeiramente com o intemperismo químico, que altera os minerais da rocha, transformando em minerais de solo, fazendo com que o relevo tome a forma que deve tomar, de acordo com a proporção que estes intemperismos agem na Terra.
Chuva e sol, os grandes agentes modeladores do relevo pelos intemperismos.
pós o intemperismo agir, os processos erosivos começam a acontecer, fazendo com que o relevo terrestre ganhe a sua forma. Estes processos são fundamentais para deixar o relevo mais aplainado, mais baixo, agindo concomitantemente com os agentes endógenos.
Os processos erosivos como modeladores da paisagem
...