TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Relevo Brasileiro

Trabalho Escolar: Tipos De Relevo Brasileiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Relevo é um termo que descreve a paisagem quanto à variação de altitude, forma e dimensão (dos vales, forma e inclinação das vertentes). Para podermos compreender a classificação do relevo brasileiro conforme o conceito citado podemos dizer que relevo correspondente aos diversos acidentes (saliências e depressões) encontrados sobre a superfície terrestre.

As principais formas (saliências e depressões) são: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

Para cada forma citada foram criados conceitos individualizando cada um,especificando assim as suas diferenças ou características.

Foi a presentado três classificações do relevo brasileiro sendo o primeiro pelo professor Aroldo de Azevedo em 1940, seguindo em 1950 pelo professor Aziz Ab´Saber e em 1989 uma nova classificação foi apresentada pelo professor Jurandyr Ross. Cada autor estabeleceu critérios para definir a classificação.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CLASSIFICAÇÃO DE AROLDO DE AZEVEDO

O prof. Aroldo de Azevedo classificou o relevo brasileiro de duas maneiras: os planaltos e as planícies.

“Para diferenciar as duas formas de relevo ele se baseou na altitude, ou seja o critério altimétrico, assim sendo as terras até 200 metros de altitude, foram citadas planícies e aquelas acima disso foram classificadas como planalto”. Souza, Arildo João de, Geomorfologia p. 183.

O critério utilizado foi o geomorfológico visto pelo modelo a aparência física e a origem das rochas que compõem a superfície do lugar. Aroldo de Azevedo construiu este modelo através de pesquisa de campo. Segundo o autor o relevo brasileiro ficou da seguinte forma relacionada abaixo e identificando no mapa que segue.

PLANALTOS: Planalto Atlântico, Planalto Central e planalto das Guianas.

PLANÍCIES: Planície Costeira, Planície do Pantanal e Planície Amazônica.

Fonte:prasempregeografiablogspot.com

2.2 A CLASSIFICAÇÃO DE AZIZ AB`SÁBER

O Professor Aziz para classificar o relevo brasileiro utilizou o critério morfoclimático, que explica a ação do clima sobre as rochas, sua perda ou ganho de sedimentos a partir da ação do clima como a temperatura e pluviosidade sobre as rochas. Aziz analisou a evolução do clima e as alterações ocorridas ao longo do tempo geológico. A classificação do autor ficou definido da seguinte maneira:

• PLANALTOS: Das Guianas Brasileiro, Central, Meridional, Nordestino, Serras e planaltos do Leste e Sudeste, Maranhão-Piauí, Uruguaio Rio-Grandense.

• PLANÌCIES: Planícies e terras baixas amazônicas, Planícies e terras baixas costeiras e Planície do Pantanal

Para Aziz o planalto corresponde a superfície aplainada, onde o processo erosivo estaria predominando sobre o sedimentar. Já a planície se refere às terras baixas. Segue abaixo a classificação de Aziz no mapa.

Fonte:prasempregeografiablogspot.com

2.3 CLASSIFICAÇÃO DE JURANDYR ROSS

O Professor Jurandyr, em 1989 apresentou uma nova divisão ou classficação relevo. Ele considera tres formas principais: planalto, planície e depressões. Para esta classificação Jurandyr utilizou-se de modernas tecnicas da área da cartografia e imagens de satélites. Obtendo detalhes sobre a estrutura geologia, tipos de solos, relevo, vegetação, hidrografia do território.

Critérios utilizados:

Critério morfoestrutural – Relativo a estrutura geológica e considera a altimetria da superfície entre planalto, planície e depressão.

Critério morfoclimático – Relativo as formas do relevo e o clima que considera os processos de intemperismo ganho ou perda de sedimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com