Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Por: raphaelgioia • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 594 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso:
Professor:
Nome do estudante:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional, percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
AFRICA SUBSAARIANA - É provável que a África não cumpra os oito objetivos do Milênio até o fim do ano de 2015. O continente fez grande progresso, grande parte dos países africanos introduziu a educação básica com qualidade, avançou na igualdade de direito dos gêneros, e no combate a AIDS, tuberculose e malária.
Entre os 20 países que mais avançaram para atingir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio estão 15 africanos. Os que merecem mais destaque são: Ruanda, Moçambique, Namíbia e Burkina Faso.
Ruanda foi o pais que mais fez pela mulher, o número de mulheres no parlamento é de 56% do total, o percentual mais elevado do mundo. A igualdade da mulher passa pela educação de meninas. A educação primaria é um dos objetivos alcançados em quase todo continente. As medidas tomadas para se conseguir isso incluíram a oferta de refeições na escola e a redução dos caminhos até ao estabelecimento de ensino e explicar aos pais a importância de enviar as crianças para escola.
Na luta contra a AIDS, tuberculose e malária terá êxito em breve, graças a novos medicamentos e mosquiteiros impregnado com inseticida, porém a África não vai conseguir reduzir pela metade a pobreza extrema e a fome, mas maior progresso foi obtido por países ricos em recursos naturais.
...