Vulcões
Artigos Científicos: Vulcões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 09247 • 22/1/2015 • 4.357 Palavras (18 Páginas) • 1.620 Visualizações
O tema escolhido para este trabalho foi “ Erupções Vulcanicas” este tema enquadra-se no capitulo dos riscos e catástrofes.
Os vulcões são considerados riscos naturais telúricos, porque são causados por movimentos do interior e da superfície da terra, são também catástrofes, porque provocam prejuízo e destruição material, humana e ambiental.
De todos os fenómenos que ocorrem á superfície da Terá, os vulcões são os que têm características mais ameaçadoras e aterrorizantes e também os que ilustram a força da natureza.
Erupção vulcânica é a saída de magma do interior da terra para a superfície. Existem vários tipos de erupção variando com o tipo de material expelido e a forma como é expelido.
As erupções vulcânicas podem ser divididas quanto à sua violência em explosivas e efusivas. As erupções explosivas Efusivo (Hawaiiano) são causadas pela acumulação de vapor e gases sob elevadas pressões, que são libertados de forma violenta.
As erupções efusivas Explosivo (Stromboliano) existe uma libertação lenta de lava de baixa viscosidade e com reduzido conteúdo volátil, não existindo fenómenos explosivos associados a este tipo de erupção.
Temos ainda as erupções mistas Misto (Vulcaniano) que têm alternância de explosões violentas e emissão lenta de lavas
Gasoso (Peleeano)
As erupções causam grande poluição na atmosfera. As cinzas, poeiras e fumos são arrastados muitos kilometros e vão destruindo fauna e flora das regiões. As cinzas depois servem de adubo e torna os solos férteis para novas culturas.
Os vulcões estão relacionados com a movimentação das placas tectónicas que constituem a superfície terrestre.
Por isso os limites das placas tectonicas são considerados areas de risco .
Os mais importantes são:
O vulcão do Alasca e Aleutas –América;
O monte de S.ta Helena este localiza-se na cordilheira das Cascatas;
No México, o célebre Paricuntín entre outros;
O vulcão da Montanha Pelada localizado entre a cordilheira da América central e o arco das Antilhas;
Os vulcões da Camecháteca e das Curilhas localizado na Ásia;
Sistemas de cristas montanhosas do Atlântico e do Pacífico, o derrame da lava provoca a formação da crosta oceânica.
São considerados importantes os vulcões do Atlântico:
da Islândia;
dos Açores;
das Canárias;
de Cabo Verde;
de Tristão da Cunha.
Cintura Mediterrânea e África Oriental, esta cintura corresponde ao sul da Itália, as ilhas do mar Egeu, o Cáucaso meridional, e até aos Himalais (onde até agora não se regista qualquer actividade vulcânica) e também se destaca Indonésia com os vulcões Krakatoa, o Merapi e o Tambora.
Portugal, até agora a zona de maior actividade vulcânica regista-se no arquipélago dos Açores.
Fragilidades na crosta terrestre
Grande aumento da pressão nas câmaras magmáticas
Ainda não é possível prevenir as erupções vulcânicas, já existem alguns sinais de alerta para essa ocorrência. Estes são alguns dos sinais a que devemos ter atenção:
- A dilatação da superfície;
- O aumento da temperatura do solo;
- E a libertação de jactos de água quente (géisers) e vapores (fumarolas).
Para prevenir possíveis efeitos das erupções vulcânicas devem ser
tomadas medidas:
-Não construir em áreas próximas de vulcões.
-Construir valas para desviar as correntes de lava.
-Esclarecer a população.
- Estudos geológicos sobre o interior da Terra
-Evitar construção nas áreas de falhas tectónicas
-Sistemas de alerta baseados nos estudos de anteriores erupções.
-Manter o serviço da protecção civil.
-Ter atenção aos alertas de erupção emitidos pela proteção Civil
Os vulcões estão em constante vigilância pelos vulcanólogos. Estes utilizam algum equipamento para saber o estado do vulcão.
Estes equipamentos são:
Sismógrafos que registam a actividade sísmica ;
A temperatura do cone vulcânico é vigiado por um satélite que possui infravermelhos que permitem registar uma eventual mudança na temperatura no cone vulcânico;
Também é utilizado um aparelho que mede a inclinação do cone, este detecta uma eventual deformação no cone.
Beneficios das erupções vulcanicas
Ao fim de algum tempo, aumentam conteúdo em minerais do solo, e a fertilidade. A fertilidade do solo nos Açores reflecte-se na existência de actividade agrícola e nas sua paisagens.
O vulcanismo nas Furnas gera locais atractivos com as suas caldeiras, fumarolas, lagoas e riqueza em flora. A atracção deste local é evidenciada pelo facto de gerar turismo e como tal benefícios económicos para a população residente
fornecer recursos para a extração de energia, também chamados de geotérmicos. recursos O calor da terra crosta é convertido em energia. As grandes vantagens deste tipo de energia é que ela é muito limpa e os recursos são quase inesgotáveis
• As erupções vulcanicas também podem criar ilhas novas ou novas formas de relevo . Por exemplo, toda a cadeia havaiana de ilhas foi criada pelas constantes erupções de uma mancha única vulcânica quente. Criando assim novas ilhas onde aparecem espécies únicas de plantas e animais
...