A História da Educação
Por: mardielle • 2/8/2015 • Trabalho acadêmico • 729 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
Atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 a partir dos dia 29/09 até o dia 25/10/2013)
Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos. A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era organizada? O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, como era organizada a educação chinesa, hindu e judaica? Embora haja um distanciamento histórico, há alguma relação com a nossa educação? O que poderíamos extrair de positivo para a educação brasileira? (valor 0,0 a 2,0)
Educação: Os pilares de sua construção
A história de um povo ou de uma civilização nada mais é do que a caracterização de suas etapas de evolução, assim sendo compreender a forma de se pensar, as crenças, os temores e anseios dos seres primórdios tornam-se fundamental para que as atuais gerações construam uma visão consolidada e dotada de sentido a cerca da realidade em que vivem, permitindo aos mesmos a percepção de que suas atitudes, projetos e ações constituíram os momentos históricos significativos de um futuro breve.
Tendo em mente a valorização e a importância de se conhecer as raízes históricas de um povo, nos lançaremos a refletir sobre a educação, buscado a compreensão de seus primeiros vestígios entre os povos primitivos. A educação primitiva se dava de forma assistemática sendo realizada pela família e pelos membros mais velhos da tribo que possuíam o conhecimento místico, pois não existiam escolas e a escrita era desconhecida por todos assim o conhecimento era transmitido de geração em geração por meio da oralidade.
Essa educação mais simples estava organizada da seguinte maneira, primeiramente com a instrução prática onde as crianças aprendiam de forma inconsistente por meio de brincadeiras em que se imitavam o comportamento dos mais velhos, posteriormente os mesmos vem a participar das atividades junto com os adultos em um ensino denominado intelectual sendo que estes passam a aprender agora através da imitação consciente de tal maneira que cada um interiorize o papel que ira desempenhar quando adulto, sendo uma espécie de treinamento onde o sujeito se torna ágil, preciso e eficaz nas atividades que devera desenvolver posteriormente.
A última etapa desta educação consiste nos rituais de iniciação que apresentam valor social, religioso, moral, político e prático onde os indivíduos aprendem a servir os mais velhos, tolerar situações como fome, frio e dor, respeitar as tradições religiosas podendo os jovens após o ritual ser considerados como membros adultos da tribo. Vale ressaltar que esses povos acreditavam no animalismo onde tudo possui uma alma, ou seja, tudo que existe é dono de um espirito incluindo florestas, amimais a até mesmo as pedras.
A escrita surge trazendo consigo um estágio de ensino mais elevado entre os povos primitivos, é nesse contexto de desenvolvimento educacional que nasce a educação chinesa, hindu e judaica. O ensino chinês se tornou referencia entre os povos orientais por sua elaboração, tempo de duração e melhores condições de estudo, estando organizado por um sistema de escolas
...