A Oficina de Autobiografias Inventadas
Por: Ana Regina de Paula • 27/9/2020 • Projeto de pesquisa • 1.851 Palavras (8 Páginas) • 211 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL MAJOR MIGUEL NAKED
OFICINAS DE FABRICAÇÃO DE HISTÓRIAS:
Autobiografias Inventadas
ANA REGINA DE PAULA
São José dos Campos
2020
INTRODUÇÃO
Apresentação
A fantasia está presente na vida do ser humano desde que somos muito pequenos e ela perpassa por nossa primeira infância, pré-adolescência, adolescência e na fase adulta perdemos um pouco dessa fantasia e preenchemos esse vazio com mais um pouco de realidade. Criar algo é o sonho de todo ser humano, criar algo que nos coloque em evidência no mundo. No processo de criação podemos criar universos ou galáxias inteiras, podemos dar vida a objetos inanimados transformando-os em seres com sentimentos, pois a imaginação não tem limites, podemos nos transportar na velocidade da luz ou ainda quebrar a barreira do som dentro de um jato super veloz. A proposta do PROJETO OFICINA DE FABRICAÇÃO DE HISTÓRIAS: Autobiografias Inventadas, vem de encontro com a necessidade de instigar nos educandos a curiosidade de escrever e aproveitar a capacidade criativa delas. Essa oficina da oportuniza não só a valorização da escrita criativa, mas também desenvolve a questão da organização, da pesquisa, do trabalho individual e em equipe.
O projeto vem de uma ideia de inserir o aluno tanto do ensino fundamental como do ensino médio, no dia a dia de um escritor, para isso disponibilizaremos tecnologias como celulares, tablets e computadores, para inserir a criança em um mundo semelhante ao de uma revista, jornal ou editora, onde o protagonista principal é um personagem criado pelo indivíduo.
Hoje com toda a tecnologia disponível, encontramos lugares onde a criança e o adolescente pode aprender a cozinhar, a lutar, a dançar, a falar outros idiomas mas não existe um espaço para eles contarem suas histórias, falar sobre si mesmo as vezes é complicado e muito difícil ainda mais sabendo que pessoas que nos conhece podem vir a ler aquilo que escrevemos por isso a autobiografia inventada porque a criança pode colocar em seu personagem características próprias, e ao mesmo tempo saber como é estar inserido em um local de trabalho.
O trabalho se caracteriza em uma oficina que desenvolve a escrita, a leitura, pesquisa a aprendizagem do conhecimento, o trabalho em equipe, o aumento da autoestima, a colaboração, mas principalmente a criatividade que no ser humano é nata.
PROBLEMATIZAÇÃO
Ao implantarmos esse projeto buscamos priorizar a questão do desenvolvimento do ser humano dentro de um contexto, seja esse ele real ou imaginado em páginas de um livro. A complexidade de entender a si mesmo é a mesma de criar um personagem humano, com uma vida, sentimentos e características, atrelado à responsabilidade da organização de dados, pesquisa, escolha, colaboração e da empatia com o outro que trabalha a nosso lado, desenvolvendo assim critérios para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente quanto a qualificação e o pro ativismo de seus funcionários.
O projeto ainda colocara os alunos em contato com documentos históricos que possam embasar os personagens para que sejam coerentes com relação à época a qual ele estará inserido, para tornarmos isso ainda mais real.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Propiciar ao aluno um momento para a reflexão sobre as mudanças que ocorrem no mundo, utilizando fatos históricos que modificaram os rumos do mundo e mediar o conhecimento formando educandos para interagir na sociedade de forma crítica e consciente quanto ao seu lugar no mundo direcionando-o para seu objetivo de vida real.
Objetivos Específicos
- Conhecer e identificar micro e macroambientes, diversidades étnicas e culturais.
- Identificar diferenças não só nos personagens, mas no ambiente e no contexto onde esses personagens estão inseridos.
- Comparar a realidade atual com a realidade dos personagens em épocas diferenciadas criando histórias que se entrelacem entre si recriando fatos históricos.
- Identificar documentos históricos e utiliza-los como embasamento de pesquisas.
- Melhorar a escrita e a ortografia, e a complexidade de textos escritos em livros, revistas, jornais etc.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se o projeto em complementação à disciplina de Língua Portuguesa e História tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio e ainda identificar e trabalhar questões como frustações, ansiedade, depressão ou ainda alegrias, felicidade e satisfação que deverão ser coerente ao personagem criado, e com isso trabalhar a questão da redação de textos claros, objetivos e criativos. Escolhemos esse tema pois nos abre um leque de opções vinculados as disciplinas como História, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, Empreendedorismo, o uso das Tecnologias de maneira consciente e ainda em um possível futuro como escritores ou redatores.
METODOLOGIA
1ª aula: Nos utilizaremos a princípio da escolha de um momento histórico ao qual os alunos deveram pesquisar para entender o contexto da época formando assim um elo entre os personagens do grupo fazendo de cada autobiografia inventada parte desse grande contexto e assim fornecendo uma aprendizagem mais eficaz.
2ª aula: Após esse primeiro momento será montado conversado com os alunos sobre temas como fake News, responsabilidade editorial (direitos obrigações e responsabilidades no processo editorial científico).
Falar com os alunos sobre a importância da verossimilhança narrativa e o perigo do uso dos clichês para as narrativas.
3ª aula: Organização de um grupo de estudo no WhatsApp para postagem de documentários, filmes, atividades e textos relacionados a oficina ou ainda pode ser criado uma classe no classroom do google onde os pais e responsáveis podem ter acesso a todo o andamento do processo da oficina, e organizar o diário de bordo.
4ª aula: Disponibilizar aos alunos no grupo, Documentários, documentos, vídeos sobre o cuidado com o tratamento da informação, e a fake News e suas consequências.
5ª aula: Organizar a formação de grupos definindo personagens quanto à gênero, profissão e posição política social dentro do contexto ao qual serão inseridos. Esses grupos vão desenvolver a questão das características do personagem (data de nascimento, pesquisar nomes pertinentes ao contexto histórico onde estarão inseridos e inventar um nome para o personagem, um local de nascimento, idade até a data que será trabalhada, estado civil e quem são seus familiares – pai, mãe, irmão(a) etc., que possam dar suporte à história do personagem).
...