A Proclamação da República
Por: Fabiula Carrieri • 22/3/2023 • Relatório de pesquisa • 364 Palavras (2 Páginas) • 42 Visualizações
A queda de D. Pedro II e a Proclamação da República foram eventos cruciais na história do Brasil. O processo que levou à destituição do Imperador envolveu diversos fatores políticos, econômicos e sociais, que culminaram em uma crise institucional que abriu caminho para a instauração do novo regime republicano.
Uma das principais razões para a queda de D. Pedro II foi a insatisfação de grupos políticos e sociais que se sentiam excluídos do processo decisório do país. Durante o Segundo Reinado (1840-1889), o Brasil viveu um período de estabilidade política e econômica, mas ao mesmo tempo, foi marcado pela concentração de poder nas mãos da elite agrária e comercial do país. Partidos políticos foram criados no país, mas o poder continuava a ser controlado por um pequeno grupo de pessoas.
Outro fator que contribuiu para a queda de D. Pedro II foi a crise econômica que o país enfrentou na década de 1880. A Guerra do Paraguai (1864-1870) e a abolição da escravatura (1888) foram importantes avanços sociais, mas também representaram um grande custo para o país. A escravidão, que era a base da economia brasileira, foi abolida sem que se tivesse um plano efetivo de indenização dos proprietários de escravos, o que gerou descontentamento entre os setores mais conservadores da sociedade.
Em 1889, o país enfrentou uma crise financeira que se tornou insustentável. D. Pedro II tentou lidar com a situação nomeando novos ministros, mas a situação piorou quando o Ministro da Fazenda, João Alfredo Correia de Oliveira, renunciou ao cargo em meio à crise.
Nesse contexto, militares e civis descontentes com o governo do imperador articularam um golpe que culminou com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. O Marechal Deodoro da Fonseca, líder dos militares, declarou a República e assumiu a presidência provisória do país.
Em resumo, a queda de D. Pedro II e a Proclamação da República foram resultado de uma série de fatores que culminaram em uma crise política e econômica que abriu caminho para o golpe republicano. O desejo de maior participação política por parte de setores da sociedade, a crise econômica e a insatisfação com o regime monárquico foram alguns dos principais motivos que levaram à destituição do imperador.
...