BRASIL REDESCOBERTO: ESCALA PORTUGUESA À ÍNDIA
Por: vanessabells • 16/6/2015 • Resenha • 555 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE GAMA FILHO Curso: História Disciplina: Brasil I Turma: 304 |
BRASIL REDESCOBERTO: ESCALA PORTUGUESA À ÍNDIA
O Tratado de Tordesilhas e a desconhecida Terra de Vera Cruz.
Vanessa Rocha
“Redescobrindo a Terra de Vera Cruz”, “Brasil, achado de Portugal”, “Brasil de 1.500: oficialmente descoberto”... São várias as denominações que podem ser mais bem aplicadas ao “descobrimento” do futuro Brasil, usando maior coerência com o que de fato foi o ocorrido.
O Brasil não foi descoberto em 1500, mas sim, tomado posse propositalmente por Portugal. Querendo manter sua potência marítima intacta, Portugal precisava estar à frente e, para isso, era necessário manter um foco: Encontrar a rota para as Índias, a fim de ter acesso pioneiro aos produtos (especiarias necessárias) e seus recursos minerais, sem passar por intermediários. Mas Portugal não era o único que mantinha esse interesse, afinal também não era o único que sabia da existência de novas terras ao Sul do Atlântico.
O recém-formado Reino da Espanha, também uma potência marítima, mantinha interesse nas terras do novo mundo, já exploradas por ela, após as conquistas de Colombo no continente, então pouco conhecido. Esse interesse comercial conjunto com Portugal (tendo em vista a confirmação da existência de terras no continente ao Sul do Atlântico por navegadores das duas potências) aumentou a concorrência e os conflitos entre ambos, devido a necessidade de expansão oceânica. Por conta disso, resolveram entrar em um acordo para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas. Esse acordo de “paz” foi chamado de Tratado de Tordesilhas.
O Tratado de Tordesilhas não foi de comum acordo à vista de Portugal em primeira instância, visto que D. João insistiu propositalmente em alargar seu território demarcado, chegando até a atual América do Sul, a partir das ilhas de Açores e Cabo Verde. E conseguiu, afinal, a Espanha acreditava que estava cedendo apenas “águas” aos domínios Português. Essa esperta ação intencional de D. João não lhe renderia um caminho mais seguro às Índias, como garantia Cabral, porém lhe renderia colonizações futuras que seriam seu alicerce financeiro por bastante tempo.
Após enfim acordado sobre as divisas de terras e mares, ficaria então a linha imaginária do tratado desta forma: em 7 de Junho de 1494, foi assinado que Portugal ficaria com as terras localizadas a leste da linha de 370 léguas traçadas a partir de Açores e Cabo Verde, e a Espanha com as terras que ficassem do lado ocidental desta linha. Dessa forma, conclui-se que:
“Tordesilhas consistia o primeiro indício seguro da existência do Brasil.” (DIAS, MANUEL NUNES – EXPANSÃO EUROPÉIA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL, p. 43)
Diante dos fatos até agora apresentados, podemos observar que o chamado "descobrimento" do Brasil não foi de fato acidental, quanto menos um "erro de rumo". Toda a vasta experiência marítima de Portugal (um exemplo disso, era a Escola de Sagres) e o total empenho da Coroa Portuguesa em alargar para 370 léguas o meridiano antes de assinar o Tratado de Tordesilhas, comprova o interesse Português em assegurar que o território brasileiro seria de domínio de Portugal, antes do seu “descobrimento” oficial.
...