Da Britânia Celta a Inglaterra Cristã
Por: Júlio Domeneghini • 14/11/2018 • Ensaio • 258 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Da Britânia Celta á Inglaterra Cristã.
Traçando paralelos com os livros As Cronicas de Arthur e as Crônicas Saxônicas além da serie Vikings.
1ª parte – os povos Celtas e a chegada dos romanos a Britânia.
Para começar, tem de se entender que os povos celtas são numerosos e muito mais antigos que os romanos, retomando a idade 1500 A.C.
O a distribuição territorial em determinado período na idade do ferro ocupa boa parte da europa ocidental. Dentre os povos celtas podemos destacar os: elgas, gauleses, bretões, escotos, batavos, eburões, gálatas, caledônios e trinovantes. Os povos celtas foram os primeiros povos a serem submetidos ao império romano em sua maioria. No mesmo período os povos celtas que sobraram no resto da europa acabaram sendo submetidos aos povos germânicos. Por fim até ficar os bretões. Estes sendo dominados ao fim do sec 1 D.C.
E quem nós queremos são os Bretões.
Os bretões em geral ocuparam a área da Grã-Bretanha mais ao sul, tendo ao norte os pictos na idade do ferro.
A dominação Romana se deu de aproximadamente 43A.C a 410D.C, Júlio César fez a primeira expedição, mas só em 50 o Imperador Claudio dominou a maior parte do sul. Embora tenha havido muitas lutas, no geral a ocupação teve pouca resistência, com as tribos percebendo que colaborar seria melhor que lutar. Boudica que foi uma espécie de rainha fez a maior insurgência, mas mesmo assim no ano de 80 o império romano já havia tomado tudo que hoje é conhecido como Pais de Gales.
...