Historia matematica
Por: Almir23 • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 480 Visualizações
Introdução
As maneiras matemáticas existentes para explicar quase tudo que existe no mundo são quase infinitas. As visões dessa ciência exata nos permite o entendimento da construção das coisas. Em quase tudo vemos regras derivadas da matemática, mas na grande maioria dessas regras, não fazemos a menor ideia de como é possível o desenvolvimento que originou a compreensão e o uso dessas formas em nosso cotidiano. O mundo nada mais é do que uma construção matemática ligada a características da natureza onde suas especialidades dão o rumo do desenvolvimento da evolução e continuidade das coisas. A compreensão da matemática em especial, é fundamental para a melhoria da vida, sua visão bem entendida e aprimorada desde o princípio da formação acadêmica do aluno, é de extrema importância para sua evolução pessoal e cultural. O medo de se estudar a matemática, às vezes nos impede de descobrir as relações que compõem quase tudo o que nos cerca, por isso, seu estudo deve ser de forma mais ampla, objetiva e de fácil entendimento por parte dos estudantes de quaisquer níveis da educação escolar.
Objetivo
O objetivo dessa pesquisa é apresentar aos estudantes de 5ª série uma proposta que possa fazer com que o conhecimento matemático se reinvente, pois ele é tradicionalmente visto como mero cálculo numérico.
Portanto, o objetivo básico é elencar o conhecimento matemático a partir do surgimento do conceito a ser estudado, para que possa ser compreendido de uma forma mais contextualizada visando sempre o saber do aluno.
• Geometria
• Área e comprimento
• Frações
• Medidas
• Unidades de volume
Metodologia
Inicialmente foi trabalhado o conteúdo de geometria abordando a origem histórica desse conceito, que é baseado tanto na partilha de terras férteis que ficavam as margens dos rios, das construções e de casas, quanto na observação e previsão dos movimentos dos astros. Partindo da descoberta dessas informações, que se iniciaram no antigo Egito, os estudantes despertaram para um desafio de saber mais sobre as funções geométricas e começando a se utilizar de ferramentas que proporcionem a criatividade com técnicas variadas adequando os cálculos aos diferentes contextos matemáticos.
Foram distribuídos aos estudantes esquemas com imagens de figuras geométricas e foi pedido para que eles pesquisassem suas origens, enumerassem suas variáveis e que desenvolvessem novas figuras criando novos problemas a serem pesquisados e resolvidos.
Foram construídos diversos problemas e os cansativos exercícios numéricos deram lugar às explorações matemáticas e começaram a desenvolver uma capacidade de confiança por parte dos estudantes em seus conceitos matemáticos.
Resultados
Analisando o temor dos alunos em relação a educação matemática, percebeu-se que o estudo histórico dessa ciência, facilitaria o aprendizado. Foram desenvolvidas atividades onde a história da matemática explicava
...