O Patrimônio Cultural
Por: Karlla Valim de Andrade • 17/4/2017 • Dissertação • 482 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO Á DISTANCIA
HISTÓRIA LICENCIATURA
RAPHAEL MARQUES LIMA VAZ
PATRIMÔNIO CULTURAL
Portfólio 1 / Semana 7
[pic 3]
Palmas-TO
2017
RAPHAEL MARQUES LIMA VAZ
PATRIMÔNIO CULTURAL
Portfólio 1 / Semana 7
Resposta ao Portfólio 1 da disciplina de Patrimônio Cultural.
Tutor Prof. Rodrigo Touso Dias Lopes
Pamas-TO
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CULTURA ERUDITA 4
3 CULTURA POPULAR 5
4 REFERÊNCIAS ....................................................................................................6
- INTRODUÇÃO
A partir de seu estudo realizado até aqui, reflita e responda às seguintes questões propostas:
1) O que são a cultura erudita e popular atualmente?
- Dê dois exemplos comentados de cultura popular e dois exemplos comentados do que é considerado cultura erudita, atualmente.
- CULTURA EUDITA
Essa cultura está associada a elite social, pois necessita de conhecimento científico para ser produzida e este geralmente é de acesso restrito a extratos sociais mais favorecidos. Por ser indispensável este conhecimento o valor monetário é agregado em suas manifestações excluindo as classes mais baixas de sua contemplação.
O acesso a cultura é facilitado às minorias intelectuais, exigindo estudo acadêmico que geralmente não é viável à maioria da sociedade, sendo valorizada e classificada como superior ou dominante.
Podemos citar como exemplo deste ramo cultural o teatro e os museus, que são frequentados por um público seleto que possui habilidade de compreender aquilo que lhes é apresentado, cujo adito é amplo à aristocracia.
A música Clássica, por sua complexidade na elaboração, a exemplo de concertos musicais de grandes orquestras é um dos principais exemplares da cultura erudita, entre seus nomes mais notórios estão Beethoven e Mozart desconhecidos das classes com menor poder aquisitivo.
- CULTURA POPULAR
Classificada como sendo a cultura do povo, das classes menos privilegiadas socialmente, diz respeito ao conhecimento que nasce naturalmente ao sendo comum. Neste contexto o homem que produz a cultura tem maior importância no processo do que aquilo que ele cria.
...