O Relatório de Leitura
Por: Mayane2309 • 23/11/2020 • Relatório de pesquisa • 252 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Universidade Federal do Pará
Curso: História
Disciplina: Antropologia Histórica
Professor: Carlos Leandro
Discente: Waldicléia Franco Ribeiro
Relatório de Leitura
Texto II de Achille Mbembe que vai abordar a universalidade de Franz Fanon.
O autor trás em sua obra algumas análises, do por que Fanon se tornou universal. No começo do texto Achille vai pontuar que Fanon passou por várias provações de desastres, experiências de fim de mundo, nazismo e o colonialismo, Fanon surge, inteiro, no molde desses acontecimentos tendo também como acontecimento a independências Africanas. São essas três que faz nascer ,crescer, e se esgotar o nome de Fanon.
Achille corrobora em seu texto que os escritos de Fanon são os melhores da época, pois eles desvendam a extensão dos sofrimentos psíquicos causados pelo racismo e pela presença viva da loucura no sistema colonial.
As relações do homen com a matéria, com o mundo com a história transformam -se em simples relações com alimentos e foi ao esclarecimento das expectativas deste deferendo e ao seu derrube em favor dos "reservas de vida "que Fanon se dedicou.
Nos textos fanoniano apresentam-se segundo o autor Achille a crítica uma série de dificuldade que seriam ao mesmo tempo uma oportunidade a de o poder reescrever e reinterpretar encessamente, sem nunca dele se poder na verdade apropriar e menos ainda esgotar.
O Autor também traz três tempos que a obra de Fanon passou vem trazer as lutas de Fanon e o que ele acreditava no período da independências Africanas ,e quando Fanon cai no esquecimento e depois seu ressurgir na história global.
...