PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
Por: Monica Anjos • 24/3/2022 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 135 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS - INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)
POSTAGEM 2
ATIVIDADE 2 - CARTA AO PROFESSOR ANDRÉ
HERALDO RODRIGUES BORGES RA: 176413
UNIP – POLO BREVES
2022
ESCRITA DE UMA CARTA PARA O PROFESSOR ANDRÉ
Breves 22 de março de 2022.
Caro professor André, me chamo Eraldo, como você professor e soube da situação conflituosa que você vivencia na escola, devido ao comportamento e ameaças do aluno Carlos.
Infelizmente professor, sua situação não é única no Brasil e tem aumentado gradativamente, dando a sensação de impotência aos professores. Dessa forma compreendo sua preocupação, não apenas com a profissão que ama, mas também com sua segurança pessoal. Ao que percebo, parece um tanto injusta tal situação.
Como sugestões, o primeiro passo é você cobrar da instituição um posicionamento mais firme, pois se a preocupação da diretora é com o status da instituição, toda a escola deve se posicionar, até para garantir a tradição de ensino. Logo, é preciso entender, que o problema do aluno Carlos, não apenas seu professor e sim de toda a instituição.
Outro ponto professor, é levar a experiencia que você já tem em sala de aula, pois em nove anos, acredito que já tenha bastante experiencia em abordar alunos e vivenciar essas situações. Nesse sentido, procure rever algumas teorias que embasaram sua formação, buscando inclusive apoio psicológico de profissionais fora da escola se necessário.
Uma sugestão em vez de apenas pedir conselho de seu amigo policial, é incentivar ou criar um projeto que leve a policia para dentro da escola, com palestras, informações sobre drogas, alternativas para qu8e estes alunos possam ser “bons”, pois como o avô de Carlos disse, ele é um menino bom, mas as influencias o estão tornando violento, logo proporcionar alternativas para este aluno em vez de apenas julgar, pode ajuda-lo a sair do mundo das drogas.
Um conselho professor, já sabendo do histórico do aluno, é em vez de confrontar, tentar fazer amizade com ele, chegar de leve, deixar que ele lhe conheça, se tornar amigo, pois por mais violento que ele seja, não tem contato com pessoas boas, logo não tem influencias boas para sua vida e proporcionar isso a ele, também pode trazer resultados.
Espero ter ajudado em sua situação professor e que no final tudo fique bem, tanto para você, quanto para o aluno Carlos.
Eraldo Borges
...