RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA COMPLETO
Por: Vitoria Sousa • 28/6/2019 • Relatório de pesquisa • 4.137 Palavras (17 Páginas) • 1.729 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB
FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO-FAFIDAM
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA- EAD
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
POLO: TAUÁ
ALUNA: ANTONIA VITÓRIA DE SOUSA
PROFESSORA: RENATA FELIPE
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA COMPLETO
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo relatar o processo de estágio supervisionado realizado em dupla. O Estágio escolar é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Dando assim a oportunidade ao profissional em formação associar teoria a prática docente.
A metodologia utilizada para cumprir as metas do estágio supervisionado consistiu primeiramente na observação da escola em que ocorreu o estágio, o que propiciou uma aproximação com a realidade escolar na qual estagiei. Assim, observei a comunidade estudantil durante várias visitas a instituição escolar, para em seguida com o conhecimento básico da estrutura física e da comunidade estudantil, iniciar as observações das aulas. Posteriormente, ministrei aulas numa turma do Ensino Fundamental. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a trajetória do estágio desde a observação até o estagio regência.
De acordo com Almeida (1995) os estágios curriculares devem ser desenvolvidos em três etapas: a primeira é a observação, em que o aluno é colocado em contato direto com as turmas e fica incumbido de observar a aula do professor destas, anotando num caderno próprio o desenrolar da aula; a segunda é a participação do aluno-estagiário, que fica invariavelmente dependendo da vontade do professor da classe, e traduz-se no cotidiano da sala de aula, mas na maioria das vezes, a participação simplesmente não existe; e a última é a regência das aulas, através da intervenção, quando o aluno elabora um plano de aula sobre determinado assunto, em seguida executa aquilo que foi planejado na classe onde está fazendo o estágio. Cabe ao professor supervisor assistir a aula, e mediante a um roteiro, ele faz críticas ou elogios ao desenvolvimento e desempenho do aluno-mestre durante a regência das aulas.
O presente relatório faz, portanto, referência aos seguintes tópicos: as discussões realizadas em sala de aula sobre o estágio, em que tive toda uma base teórica a partir do debate de textos para a produção deste relatório; a observação da escola e do cotidiano escolar, bem como a relação entre professores e alunos; a regência que é o estágio propriamente dito; e por fim minha experiência em sala de aula expondo meu cotidiano como professora regente e a minha relação direta com os alunos da escola.
OBSERVAÇÃO – ESTRUTURA FISICA
Inicialmente, fomos a escola EEIF Enéas Alves Mota para nos apresentar e pedir a permissão do diretor para iniciar nosso trabalho de estágio, fomos recebidas muito bem e aceita pelo mesmo e assim já iniciamos coletando algumas informações da escola e a parte de observação. E a partir das observações elaborei a caracterização da estrutura física/material da escola. Os dados correspondem ao mês de março de 2019.
A clientela da escola constitui-se de classe baixa e média; grande maioria dos alunos são filhos de agricultores.
A Escola municipal de ensino infantil e fundamental Enéas Alves Mota reconhecida pela secretaria municipal de educação do município de Tauá que está localizada no distrito de Marruás que fica distante da cidade 68km, sob o número 01.903.433/0001-97. Criada pela lei 732/91 de 14 de fevereiro de 1991.
[pic 2]
Fonte: facebook da escola
A escola oferece ensino infantil, fundamental I e II. E conta ainda com um programa federal: O novo mais educação. Este oferece atividades de reforço escolar em português e matemática e atividades esportivas no contra turno.
Em um total de 13 professores, todos formados. Ademais nem todos lecionam nas áreas para os quais são formados.
Encontram-se matriculados na instituição 268 alunos, sendo 135 no turno da manhã e 133 no turno tarde.
A escola possui 7 salas de aula, todas espaçosas. Cada sala de aula tem birô e quadro negro. No entanto, não possuem ventiladores. Também possui aparentemente uma boa iluminação.
A escola dispõe de uma sala de informática, mas a mesma não está funcionando. Dispõe também de uma pequena cantina e uma pequena biblioteca, tudo muito precário. As atividades físicas são realizadas no pátio da escola onde é usado pelos alunos uma vez na semana com práticas esportivas.
Os banheiros são acessíveis a todos os alunos, porém em estado crítico. No que se refere a limpeza, está é feita com frequência pelos auxiliares de serviços gerais da escola. O único bebedouro que tem disponível está bastante desgastado.
A diretoria está em um local de fácil acesso, tanto para os professores quanto para os alunos. A sala dos professores é grande possui mesas com cadeiras.
A escola também possui atendimento educacional especializado – AEE, através de uma sala de recursos multifuncionais – SRM, que atende aos alunos portadores de necessidades especiais, (Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais) em contra turno.
A escola conta com um diretor, uma coordenadora pedagógica e uma secretária e um ajudante da secretária. A escola não possui psicólogo, nem assistente social para acompanhar os alunos e sua família.
No segundo dia de observação, pegamos o (PPP) Projeto Político Pedagógico para análise do mesmo. Analisamos e podemos perceber que o mesmo não está atualizado, e que não é do conhecimento de todos da comunidade escolar, pois o mesmo foi feito em 2016 e desde de lá muita coisa já mudou. No PPP podemos perceber que a escola se preocupa com a evasão e reprovação dos alunos, com participação dos pais no processo de aprendizagem e com a elevação do índice de aprendizagem de língua portuguesa e matemática.
Teoricamente a escola propõe uma educação que prima em seu processo ensino e aprendizagem trabalhar valores indiscutivelmente essenciais a elevação do aluno a condição de cidadão capaz de ser útil a si mesmo e aos outros na perspectiva da transformação social. E valorizam a criatividade o respeito e a solidariedade. A escola tem como visão de futuro ser referência na qualidade do ensino e da aprendizagem no Distrito em que está localizada.
A escola tem como missão oferecer um serviço educacional de qualidade, prestando atendimento a todos aqueles que a procuram formando cidadãos capazes de utilizar o conhecimento historicamente construído como forma de desenvolver o verdadeiro sentido da cidadania, interpretando e interferindo na realidade.
...