RELATÓRIO DO FILME LUTERO
Por: Cezar_souza • 7/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.564 Palavras (7 Páginas) • 486 Visualizações
FACULDADE SABERES
CEZAR SOUZA NASCIMENTO
MIQUÉIAS
TRABALHO DE HITÓRIA MODERNA
RELATÓRIO DO FILME LUTERO
VITÓRIA
2018
Relatório do filme Lutero
Ficha Técnica do Filme
Titulo: Lutero (Luther)
Diretor: Eric Till
Ano: 2003 Alemanha/EUA
Duração: 122 minutos
Produção: Dennis A. Clauss, Brigitte Rochow, Christian P. Stehr, Alexander Thies
Atores principais: Joseph Fiennes, Alfred Molina, Bruno Ganz, Jonathan Frith, Peter Ustinov, Claire Cox, Uwe Ochsenknecht, Benjamim Sadler.
Roteiro: Camille Thommasson, Bart Gavigan
Musicas: Richard Harvey
Fotografia: Robert Fraisse
Desenho de Produção: Rolf Zehetbauer
Direção de Arte: Christian Schaefer, Ralf Scherck, Václav Vholidal.
Gênero: Drama, Historico, Biografia
Orçamento: 21 milhões de Euros.
Principais Cenas e Justificativa
Quando Martinho Lutero é enviado a Roma, ele tem ali sua primeira apresentação com as indulgências e o comércio que é envolvido em torno delas como salvação de almas.
Outra parte importante é quando Tetzel chega vendendo certificados de salvação no céu e uma mulher compra para dar a sua filha paraplégica deixa-o indignado e o leva a pregar as suas 95 teses.
Quando o príncipe e o reitor começam a enxergar Lutero como futuro do povo alemão onde eles deveriam o proteger de Roma e deixá-lo lecionar normalmente as aulas de teologia na faculdade.
Tem a parte em que o cardeal mostra publicações de Lutero em alemão para o Papa, que critica essa postura, pois isso levaria o povo a questionar a palavra de Roma.
No final de filme quando o imperador teve que ceder aos príncipes o direito de levar a palavra de Lutero por toda Alemanha mesmo contra sua vontade e de Roma.
Objetivos
O filme buscou contar a história de Martinho Lutero a partir de sua iniciação na ordem dos agostinianos passando com sua luta contra a igreja sobre as vendas de suas indulgências, a afirmação da salvação esta em Jesus Cristo e em suas obras aqui na terra, seu afastamento da igreja, seu casamento e sua liberdade de seguir sua obra na região da Alemanha onde ganhou vários admiradores. Sempre mostrando seu conflito com ele mesmo sobre sua fé.
...