RESENHA DO FILME: Silêncio - Martin Scorsese
Por: Ana Cibele • 24/4/2018 • Resenha • 663 Palavras (3 Páginas) • 479 Visualizações
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
ANA CIBELE DE ARRUDA OLIVEIRA
PROFESSORA: BARTIRA FERRAZ
DISCIPLINA: IMPÉRIOS PORTUGUÊS E ESPANHOL
RESENHA DO FILME: Silêncio, de Martin Scorsese, 2016.
Recife
2018
Ficha Técnica:
Gênero: Drama
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Jay Cocks
Elenco: Adam Driver, Andrew Garfield, Ciarán Hinds, Issei Ogata, Liam Neeson, Motokatsu Suzuki, Nana Komatsu, Ryo Kase, Shin’ya Tsukamoto, Tadanobu Asano, Ten Miyazawa, Yoshi Oida, Yôsuke Kubozuka
Produção: Barbara De Fina, Emma Tillinger Koskoff, Gaston Pavlovich, Irwin Winkler, Martin Scorsese, Randall Emmett, Vittorio Cecchi Gori
Fotografia: Rodrigo Prieto
Montador: Thelma Schoonmaker
Trilha Sonora: Howard Shore
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Silêncio
A narrativa se passa no século XVII, no Japão. Os padres jesuítas Francisco Garupe (Adam Driver) e Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) pedem permissão ao seu superior Padre Valignano (Ciarár Hinks) para viajarem ao Japão à procura do Padre Cristovão Ferreira (Liam Neeson) que estava desaparecido no país. Após chegarem ao Japão eles foram tidos como “os últimos jesuítas do território”, pois quando eles aportaram naquele lugar, em 1640 os mesmo se depararam com poucos resquícios de uma fé católica distorcida e enfraquecida por uma rigorosa e violenta política efetivada pelo governo japonês, liderado pelo governador Inove (Issei Ogata). Esta política já havia dado “bons” resultados há algumas décadas.
Os motivos do quais o governo japonês queria exterminar de vez do país o catolicismo foi para conservar as tradições, religião e modos do Japão, permanecer resistênte perante a dominação cultural da fé católica. Como é comprovado pela História os jesuítas e a Companhia de Jesus foram a eficiente estratégia da greja Católica para estabelecer seus dogmas e preceitos em várias culturas por todo o mundo, e assim se solidificar e alcançar influência e poder político.
O objetivo central do filme é mostrar a violência por parte dos japoneses contra a ameaça da influência cristã infiltrada na cultura local. Contudo não retrata apenas e violência, a vista que aparecem dialogos interessantes. Em diversas cenas é perceptivel o conflito sangrento entre duas clturas que diputam espaço, influência e poder. É mostrado o sofrimento psicológico que os padres sofrem em razão de não negarem sua fé. Os personagens principais acabam sendo instrumentos de propagação de algo muito maior do que possam entender ou até pensarem em criticar; são pesssoas como quaisquer outras e questionam suas convicções.
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