TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme: "1492 A conquista do paraíso"

Por:   •  18/6/2019  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  1.482 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Livro: 1492 A conquista do paraíso

C

olombo queria provar a todos que a terra era esférica e não plana, já que nesse época a igreja era o centro de tudo, e dizia que a terra era plana então ninguém a contestava

Ele acreditava mesmo que era possível chegar à Índia pelo ocidente, e assim buscar uma nova rota para o comércio de especiarias e expansão da fé cristã pelo mundo.

Ele vai para uma Universidade para comprovar aos estudiosos que era possível fazer este percurso. Ele fica lá por um tempo aguardando respostas para saber se a universidade o apoiaria em sua tese de ir para China pelo oeste.

(Nesse período os portugueses estavam em guerra com os muçulmanos, eles queimavam hereges em capelas, praças públicas, pra mostrar que eram “superiores”.)

A universidade não quis apoiá-lo, mas um pouco depois Martin Afonso, consegue pra ele uma audiência com a rainha, e sua viagem é aceita. Ele teve que assinar um documento com o rei de Aragão e Castela, que o permitia ter vários cargos em seu nome, se conseguisse descobrir um novo mundo.

2 meses depois da partida, Colombo chega na Ilha Guanami, e a batiza de “São Salvador” , por esse feito recebe o título de “Dom Cristóvão”.

Ao avistarem os índios, são recebidos com alegria, e surpresa. Colombo diz em suas cartas que os nativos andavam pelados e descobertos, e também fala que descobriu um paraíso na Terra.

Ao voltar para Espanha, Colombo é recebido com grande festejo e euforia, por supostamente ter achado as ilhas perto da China. Pelo sucesso da primeira viagem, ele realiza uma nova expedição, bem maior.

Os índios foram explorados pelos europeus, que exploravam o ouro da região. Aos poucos, a cultura europeia foi sendo imposta aos índios, (língua, religião, tecnologia) mas de uma maneira forçada e violenta.

Colombo era um homem mais tranquilo em relação à cultura indígena, do que seus companheiros, Dom Adrian por exemplo cortou a mão de um indígena porque o coitado não conseguiu achar ouro, devido a isso várias revoltas aconteceram, e Dom Adrian foi preso. Houveram variados confrontos pela falta educação e respeito dos espanhóis.

Cristóvão vai até a ilha falar com seu tradutor indígena, cujo percebe que o homem branco só quer se aproveitar das riquezas deles. Depois de uma forte tempestade, ele chega até uma outra ilha, e se torna o novo vice- rei das Índias ocidentais.

Então ele decide procurar o outro continente, porém Américo Vespúcio já havia o descoberto.

Colombo vai preso por sua falta de sucesso como administrador colonial, mas é liberado pela rainha. Ele retorna a universidade e os estudiosos o dizem que Vespúcio já havia descoberto esse outro continente.

No final, Colombo passeia com seu filho Fernando em sua última viagem até o Panamá, e descobriu o oceano pacífico. Fernando revela seu pai à história, escrevendo uma biografia sobre seus feitos.

Aluna: Ana Júlia Oliveira Onofre

Professora: Jéssica Carli

Matéria: História

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com