A Colonização Europeia no Mundo
Por: Andressa Fernandes • 3/5/2019 • Resenha • 476 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
A Colonização Europeia no Mundo
Entre os séculos XV e XVI teve início a Era das Navegações e a consequente expansão mundial da civilização europeia. Com as vastas “terras virgens” encontradas na América, havia a possibilidade de realizar novos e grandes programas de colonização e urbanização, reorganizando o ambiente construído com os novos princípios da simetria e da regularidade geométrica, que garantiam a afirmação do poder.
No século XVI a exploração está associada a Portugal e Espanha, que tiveram suas zonas demarcadas através de uma linha estabelecida pelo Papa Alexandre VI. Desse modo, os portugueses encontraram terras pobres e inóspitas, enquanto os espanhóis encontraram territórios mais adequados à colonização. Somente no século seguinte, intervém as outras potências banhadas pelo Atlântico, França, Inglaterra e Holanda.
A Lei das Índias, instituída no século XVI pelo rei espanhol Filipe II, tinha regras para a urbanização dessas cidades coloniais, com ruas, praças e lotes implantados a partir da praça principal, que deveria estar sempre localizada no centro da cidade e ter uma área proporcional e adequada ao número de habitantes. Nas áreas que necessitam de defesa, as ruas deveriam ser largas para permitir o acesso aos cavalos e a igreja deveria estar situada de forma independente, numa área com topografia elevada.
O plano de urbanização das novas cidades consistia em um modelo uniforme dividido em quarteirões idênticos, geralmente com forma quadrada, assemelhando-se a um tabuleiro de xadrez. O desenho desse tabuleiro poderia ser estendido em todos os sentidos, quando fosse necessário acrescentar outros quarteirões. Houve o surgimento de espaços públicos, construção de igrejas e praças, casas de mercadores e colonos, de acordo com a vigência determinada pela ordem colonial.
[pic 1][pic 2]
As cidades da américa espanhola, como La Habana, Guatemala, Campeche e Panamá, tinham planos simples e práticos, que se adaptavam à topografia local, mantendo o tabuleiro uniforme. Já as cidades medievais europeias utilizavam traçados muito mais variados e definidos no local. Junto com o modelo de tabuleiro dos espanhóis, surge o modelo de malhas, muito usado nos projetos de emancipação americana. Nas cidades americanas, os desenhos grandiosos de praças e ruas tomam destaque, enquanto as casas são modestas.
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
A colonização europeia no mundo trouxe alguns efeitos. Houve uma reorganização dos ambientes através, principalmente, do modelo do tabuleiro de xadrez, aplicado pelos franceses e pelos ingleses nos séculos XVII e XVIII para a colonização da América Setentrional. Esse modelo foi estabelecido como padrão geométrico baseado no qual será construída a paisagem urbana e rural do novo mundo. Apesar dos planos de urbanização e das novas cidades, a colonização foi marcada por maus-tratos, humilhações, tráficos de humanos e exploração dos nativos, negros e prisioneiros.
https://prezi.com/-1ufpflmrl54/a-colonizacao-europeia-no-mundo/
BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Perspectiva,1993.
...