A Guerra Fria
Por: HenriBan • 1/2/2018 • Seminário • 3.705 Palavras (15 Páginas) • 191 Visualizações
Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu
Uruaçu, 12 de abril de 2017
Curso: Técnico Integrado em Edificações
Turma: 3º Ano
Disciplina: História III
Docente: Waldir Cardoso
Discentes: Alice, Felipe, Henrique, Higor, Matheus.
Resumo do Capitulo 5 do Livro Didático
Liberdade na Guerra Fria
Enquanto os Estados Unidos viviam seus anos de ouro (1945-1970), países do leste europeu se encontravam em grave crise.
Países capitalistas, que se consideravam liberalistas, na verdade mostravam-se extremamente violentos e ditatoriais, além do apoio do governo a grupos anti-minorias – por exemplo a Ku Klux Klan e o movimento macarthista.
Já os países considerados comunistas, nem se preocupavam com falsas aparências. Eram, assumidamente, ditadores e repressivos, não existia democracia e, logo, exista apenas um único partido, o comunista.
Quando tudo começou
Apesar de nos livros de história dizerem que a Guerra Fria começou em 1947, seu surgimento se deu com o final da Revolução Russa, em 1917.
Nessa intensa guerra civil, existiam dois exércitos, apenas: os brancos (financiados por países capitalista) e o exército vermelho (rebeldes comunistas). Como todo mundo sabe, os vermelhos ganharam, com muito custo, a guerra e dominaram a até então União Soviética.
Já com o comunismo estabelecido e Stálin no poder, em 1920 países, como a Grã-Bretanha e os EUA passaram a tentar isolar a URSS, na tentativa de fazer com que o comunismo não se espalhasse. Mas não deu certo.
Em 1941 os três grandes se juntam para combater o nazismo e a URSS passa a ser reconhecida como uma potência em 1945.
Mas, partindo para a data real oficial, em 1947, o então presidente dos EUA, Truman rompeu suas relações com a URSS. Ainda neste período, surge também o chamado Plano Marshall, que era um projeto que visava acabar com a fome e a pobreza no leste europeu.
O problema é que, apesar de Stálin ter negado, a Iugoslávia aceitou a ajuda oferecida.
A criação do FMI e o reconhecimento do dólar como a moeda internacional, fizeram com que os EUA fossem, finalmente, reconhecidos como a maior potência mundial.
Corrida Armamentista
Após o final da segunda guerra mundial, a iminência do desenvolvimento de armas utilizando material nuclear era iminente, os Estados Unidos que já possuía armamento nuclear, tentou lança 1946 o plano Baruch, que tinha como objetivo regulamentar internacionalmente o desenvolvimento desse tipo de armamento, que seria supervisionada pelas nações unidas. Mais não deu certo, a URSS (União Soviética) não concordo com plano Baruch, em 1949 a URSS desenvolve sua primeira arma nuclear.
Durante a guerra fria a corrida armamentista foi o grande investimento em armamento bélico (armas, tanques, aviões e navios), os EUA e URSS investiram pesado, ambos queria demostrar poder e que estavam preparados para uma guerra.
Em 1949 foi criada uma aliança militar, a Otan (Organização do tratado do atlântico norte) composta por Estados Unidos, Canada e mais 10 países da Europa Ocidental, eles afirmaram um tratado de defesa coletiva. O Estados Unidos fez acordos também com a Austrália, Nova Zelândia e outros países asiáticos para impedir o avanço do comunismo na Ásia, principalmente na parte sudeste da Ásia.
A União Soviética não fico atrás e criou em 1955 o tratado de Varsóvia, que tinha participação da Alemanha Oriental, Hungria, Bulgária, Romênia e Albânia. Com o passar dos anos, a influência dos dois blocos se expandiu por todo mundo.
Em 1950 a 1953 houve a guerra da Coreia, que foi a divisão do pais em dois, um lado a Coreia do Norte apoiada pelos URSS, e do outro lado a Coreia do Sul apoiada pelo Estados Unidos, essa guerra aprofundou mais ainda a corrida armamentista, o EUA até cogitou utilizar a bomba atômica. Em 1952 o EUA desenvolveu a arma de hidrogênio que tinha poder maior de destruição do que a arma atômica, e a URSS crio a bomba H que também tinha enorme poder, maior que a bomba atômica. Tinha grande tenção na época, ambos tinham medo de alguém começa a guerra, pois agora seria uma guerra nuclear. Outra guerra que marcou a guerra fria foi a guerra do Vietnã em 1965.
Com a possiblidade de outra guerra, e acontecimento de conflitos a produção de armas se tornou muito lucrativo, assim empresas privadas nos EUA acabaram superdimensionar o perigo vermelho, porque com isso eles conseguiam ganha mais verba para o setor armamentista, grupos de empresários favoráveis a esse setor era conhecidos como “falcões” que entraram em várias esferas governamentais, eles contribuíram para o aprofundamento da guerra fria. Intervenções do EUA no sudeste asiático e vasto fornecimento de material bélico a ditaduras, se inserem nesses contextos.
Durante a guerra fria o EUA criou a CIA (Central Intelligence Agency) em 1947, no início tinha como objetivo manter os EUA informados do que acontecia no mundo, mais com o tempo começou a desenvolver outras funções como roubos de projetos tecnológicos (corrida armamentista), espionagem, intervenções em outros países, de forma geral proteger os interesses dos Estados Unidos. E a URSS tinha a KGB que desenvolvia o mesmo papel que a CIA, e também desempenhava papel de polícia política, a KGB desempenhou importante papel para URSS na corrida armamentista.
Corrida Espacial
Um dos principais pontos da guerra fria foi a corrida espacial, pra eles o primeiro que chegasse ao espaço (depois a lua), mostraria que sua ideologia era superior. A corrida ao espaço teve início na segunda guerra mundial, por que lá que teve início o desenvolvimento dos foguetes, a Alemanha investiu pesado em pesquisas em foguetes (Alemanha mandou o primeiro foguete ao espaço o V2). Com o final da guerra o EUA capturou o criador do V2 e foguetes. Mais a URSS não ficou atrás e pegou diversos foguetes e cientistas, ele teve vantagem geográfica por que estava mais próximo a Alemanha.
A corrida espacial estava intimamente ligada a corrida armamentista porque que tivesse foguetes melhores seria capaz de lançar bombas nucleares e acerta qualquer lugar com um simples aperto de botão.
O EUA saiu na frente laçando o V2 e tirando as primeiras fotos da terra vista do espaço, e depois desenvolveu o Redstone, desenvolvido para carregar uma bomba nuclear, ele foi o segundo foguete a chega ao espaço.
A corrida espacial teve realmente início quando eles viram que os foguetes podiam enviar objetos ao espaço, daí vem os satélites. A URSS investiu pesado e tecnologia e em educação nos anos 50, isso fez com que eles tivessem muitos cientistas, em 1957 lançando o primeiro satélite ao espaço o Sputnik colocando eles na frente da corrida, os Estados Unidos entraram em desespero, por que mostrava que a União Soviética podia joga bombas nucleares neles, isso causo há crise Sputnik, a situação do EUA ficou pior quando eles tentaram enviar seu primeiro satélite mais deu errado, e ele explodiu, enquanto isso a URSS enviou seu segundo satélite, agora ele leva abordo a cadela Laika, primeira criatura viva a chega a orbita da terra, mais infelizmente ela morreu, ela virou heroína nacional. O Estados Unidos até propôs a URSS para que as duas se juntassem, mais não teve sucesso.
...