A História Da Educação
Artigos Científicos: A História Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ruthcasagrande • 30/10/2013 • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 506 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo de História da Educação e da Pedagogia tem como objetivo mostrar as fases da Educação no Brasil desde o período colonial até os dias de hoje. Discutir todas as fases da Educação e suas respectivas rupturas, para que possamos traçar uma linha cronológica da História Educacional Brasileira. Abrangemos de forma sintetizada, todas as épocas até a nossa atualidade, a evolução da Educação e seus respectivos problemas. Recorremos a várias bibliografias, pesquisas pela internet e livros de História da Educação Brasileira. Expomos a opinião e a discussão do grupo em uma linha de raciocínio, de como a Pedagogia atualmente pode contribuir para o sucesso na educação dos brasileiros dentro da sociedade atual.
2. SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Somos todos feitos de tempo, visto que nossas idéias, ações e pensamentos mudam conforme os anos passam. Não usamos mais o mesmo tipo de roupa, o mesmo corte de cabelo e nem mantemos contato com muitas das pessoas que fizeram parte da nossa vida um dia. O ser humano muda com o passar do tempo, por isso, somos seres históricos, não somos estáticos, nos transformamos e nos desenvolvemos diante das diferentes culturas que nos são apresentadas. Somos seres mutáveis, que a cada nova relação social travada, adquirimos novos comportamentos, atitudes e maneiras de pensar.
Assim, mediante essas mudanças, vamos construindo a nossa história, que nada mais é que a reflexão sobre nossa ação no decorrer do tempo, nosso modo de agir.
Heródoto de Halicarnasso, grego nascido no Séc. V a.C é considerado o pai da História, pois partiu dele a idéia de investigar os fatos que ocorriam através de relatos orais de pessoas da época e registrar em documentos para que os grandes eventos e feitos não fossem esquecidos.
A História surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.
A história é preservada sempre, pois ela é a herança de uma geração para outra, como saberíamos quem foram nossos antecessores, como viviam, e quais eram suas necessidades; A cada dia surge um fato novo para acrescentarmos na história, por isso que ela nunca é idêntica em todos os tempos e nem em todos os lugares.
Concluímos que realmente somos feitos de tempo, fontes históricas são elementos que o homem fez no passado. Os fatos históricos são estudados através de vestígios e documentos, são acontecimentos que surgem em nossa sociedade, contudo entendemos que a memória histórica influencia o futuro, ou seja, o mundo atual é composto dos acontecimentos e feitos anteriores. Apesar de suas diferenças um não existe sem o outro.
.
3. A ORIGEM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA
O início do século XVl começava uma transformação na mentalidade da sociedade europeia que repercutiu no campo religioso.
A burguesia comercial em expansão estava inconformada com os clérigos católicos que condenavam seu trabalho. O lucro e os juros eram tidos como práticas condenáveis pelos religiosos, porém o Papa arrecada dinheiro utilizando a venda de indulgências (venda do perdão dos pecados) e a simonia (venda de objetos sagrados) para construir a Basílica de São Pedro em Roma.
E também havia outras questões religiosas que colocavam a Igreja em cheque: A corrupção do alto clero, a ignorância religiosa dos padres comuns, isso tudo somado ao fato de que o homem renascentista começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica, buscando um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.
A Igreja que era tão soberana na idade medieval, agora era duramente criticada e as insatisfações se acumularam de tal maneira que desencadearam um movimento de divisão da unidade cristã: A reforma protestante.
Reforma Luterana: O monge alemão Martinho Lutero contestou os dogmas da Igreja Católica. Escreveu 95 teses que criticavam
...