A História da Educação Física
Por: Rodrigues1976 • 1/10/2015 • Projeto de pesquisa • 454 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
GERVAZIO RODRIGUES DA SILVEIRA RA 1134041
Trabalho Introdução História e teoria da Educação Física
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção parcial de nota e como forma de avaliação continuada da disciplina INTRODUÇÃO A TEORIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, para o prof. Anderson Vasconcelos Soares
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
INTRODUÇÃO:
Em mil novecentos e sessenta e um, foi promulgada a primeira lei de diretrizes e base da educação nacional (LDB), e de acordo com o artigo 22 da lei n 4.024/61, pratica da educação física era obrigatória nos cursos primário e médio aos alunos com idade até 18 (dezoito) anos.
Para Castellani Filho (1998) a pratica da educação física escolar ajudava em um homem mais produtivo, forte e com saúde e isso ajudaria mais tarde nas indústrias.
Em mil novecentos e setenta e um, houve uma mudança na lei tornando, obrigatória à educação física em todos os níveis e facultativa para aqueles que trabalhassem, estudassem a noite, estivessem servindo o exercito, para os maiores de trinta anos de idade e os incapacitados fisicamente.
Em mil novecentos e setenta e sete, através da lei n 6.503/77, dizia que a educação física era facultativa para os alunos de pós-graduação e a mulheres com filhos, em mil novecentos e noventa e seis a (LDB) deixa responsável pelo ensino o conselho nacional e conselhos estaduais de educação, aos sistemas de ensino e as próprias escolas, tornando assim obrigatório para o ensino médio aos alunos do período diurnos e vespertinos.
Podemos dizer que o professor de educação física não pode ser taxado como um recreador e sim um educador pedagógico manifestando com praticas sociais e focadas em interesse filosóficos, científicos e pedagógicos.
O professor de educação física tem que estar preparado, pois irá, trabalhar com crianças, jovens, adultos e deficientes físicos, terá que planejar suas aulas, adequando para todos os alunos, fazendo que esse aluno se torne uma pessoa com potencial, conhecimentos social e intelectual.
O licenciado nessa área poderá dar aulas em escolas publicas privadas em organizações e diferentes entidades corporativas, já o bacharelado forma o profissional a atuar em outras áreas como em clubes, academias e até mesmo personal trainer, para ser um profissional completo deverá ter os dois diplomas possibilitando atuação plena no mercado de trabalho.
...