A Inclusão Da Mulher Na Sociedade
Ensaios: A Inclusão Da Mulher Na Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiacacimiro • 29/11/2014 • 381 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
A inclusão da mulher na sociedade
Antes de falarmos sobre o progresso da inclusão da mulher na sociedade, é importante ressaltar o processo desde o inicio.
Em 1824, com a constituição surgiram escolas destinadas à educação da mulher, porém somente voltadas aos trabalhos manuais, domésticos, cânticos e ensino brasileiro de instrução primária. Naquela época era vedado que a mulheres freqüentassem as escolas masculinas porque se dizia que o homem deveria receber melhor educação em níveis mais elevados, segundo os costumes religiosos que eles seguiam. Houve essa separação educacional até o inicio do século XX, em que mulheres e homens começaram a freqüentar o mesmo ambiente escolar, estudando os mesmos conteúdos, para a evolução da inclusão educacional da mulher na sociedade.
Esse progresso motivou os outros como “a mulher independente”, então, uma mulher com estudo, ela não é de um todo dependente do trabalho do marido, e isso à faz menos tolerante em relação a aguentar, suportar o que ela passava em sua relação matrimonial. Que também antigamente a mulher não tinha voz, nem direito de manifestações de pensamentos, seja elas suas limitações, queixas ou sugestões em relação à tudo. Mas enquanto a mulher se torna intolerante, e profissionalizada, ela também se divorcia, por valorização própria e também pelo marido não aceitar essa “nova mulher”.
Bom, voltando, a mulher se aprimora no que faz e ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho. A mulher independente, com filhos, profissão e renda cresce cada vez mais não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Nos dias atuais, esse progresso cada vez mais ganha destaque, pois o mercado de trabalho necessita de pessoas com uma capacidade intelectual aprimorada para desenvolverem bem um serviço. Nesse caso a mulher tem uma porcentagem de vantagem sobre o homem, que desde criancinha tem dificuldades de desenvolver seu intelecto na mesma velocidade que a menina.
Mas ainda hoje há quem estranha mulheres exercendo trabalhos braçais como ajudante de pedreiro, auxiliar de mudanças e trabalhos como motorista, mecânica e presidenta.
Ainda há uma resistência de algumas pessoas em relação ao trabalho que a mulher exerce, e infelizmente o salário entre homens e mulheres não são igualitários, mas a esperança está nas escolas, com meninos e meninas se respeitando como pessoas e sequentemente como profissionais para a constante evolução da inclusão igualitária da mulher na sociedade.
...