A Musicalidade na História e a Historicidade na Música
Por: Dayse Rocha • 20/3/2019 • Relatório de pesquisa • 313 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
A musicalidade na História e a Historicidade na música
A utilização da linguagem musical associada ao Ensino de História, é um privilégio. Implica à construção do conhecimento com exercício que busca maior ênfase na motivação e no prazer, ocasionando um olhar de envolvimento entre Professor e aluno, trazendo a arte aliada à uma forma inovadora de conhecimento.
Trazer para a sala de aula essa nova percepção é, sem dúvida, uma ideia que proporcionará uma forma de rompimento com o ensino engessado e criará um novo mecanismo de compreensão do assunto proposto.
O Ensino de História pode ser aliado a música, pois propõe ir além do já existente. A musicalidade na História e a Historicidade na música, visa uma interface de relação mútua com os conceitos tratados. Analisar a narrativa histórica através da música concebe uma nova perspectiva de trabalhar o imaginário, afinal, música fala de emoções, e o compartilhar dessas emoções oportuniza um espelhamento entre Professor e aluno.
A música proporciona uma conexão, e essa conexão que é reforçada pelo conhecimento, nos toca como orquestra, com seus movimentos conectados, emitindo as notas dos saberes, dos aprendizados e dos compartilhamentos. A produção do ensino vai além dos saberes e razões, é também o exercício constante de dar sentidos as emoções para que haja significado nas relações entre passado e futuro.
Com o simples ato de afinar um violão e tocar uma melodia, foi possível a comunicação de ideias, sentimentos e ações de uma luta que outrora fora de sonhadores revolucionários, demonstrando seus sonhos e lutas. Lidar com diferenças e respeitar a cultura do outro, é entender que a alteridade existe e é uma produção de lugar e tempo. A arte da musicalidade neste momento da aula, foi criada para sensibilizar, para permitir uma reflexão, como uma facilitadora, haja vista a boa receptividade.
...