A Nova República
Por: MIBRAGA • 6/6/2017 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Disciplina: Estado,Governo e Mercado
Aluno: Michelle Martins Braga RA: 2205717017016
Tutor: FABRICIO JOSE WOYTOWICZ PACHECO
Turma: EGS – 2017 –Pontal do Paraná–
SEMINÁRIO ATIVIDADE SUBSTITUTIVA
POLOS: RESERVA, BANDEIRANTES, PONTAL DO PARANÁ E TELÊMACO BORBA
SEMINÁRIO presencial CANCELADO, atividade substitutiva:
- Faça uma Síntese Integradora das Disciplinas : Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro e Estado, Governo e Mercado
- Em até 30 linhas, que deverá ser postado na plataforma aos Tutores – no Sobre o Curso – ítem seminário
- Podem postar de 10/05/2017 até o dia 22/05/2017
República Velha iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período até 1930 ficando marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas ao qual podemos classificar como sendo o Estado Liberal Democrático. O Brasil se consolidou na exportação de café e deu um grande salto na industrialização. Já na área social ocorreram várias revoltas importantes e problemas sociais em todo território brasileiro.
A Revolução de 1930 deu início a era de Vargas e foi marcada por diversas mudanças e intervenções tanto no aspecto social quanto no econômico, levando o Brasil ao desenvolvimento Nacional caracterizando-se como um Estado Desenvolvimentista ou Estado de Bem Estar Social. As fases de industrialização e de criação de políticas sociais foram concomitantes e coincidentes com o Estado de Bem-Estar Social. Com a crise provocada pela dificuldade cada vez maior de harmonizar os gastos públicos com o crescimento da economia capitalista, ressurgem as ideias liberais sob a denominação de neoliberalismo. O Estado neoliberal seria protagonizado no Reino Unido e de Estados Unidos. A agenda neoliberal seria baseada na desregulamentação, privatizações e abertura de mercados.
A Nova República teve início com o governo de José Sarney e permanece até os dias atuais. No Brasil o quadro social mostra a permanência da diferença de classes e desigualdades sociais onde a pobreza é apenas administrada e controlada.
Quatro padrões de relação entre Estado e mercado que foram sucessivamente dominantes em todo o mundo. O Estado liberal até a Primeira Guerra Mundial; o Estado de Bem-Estar Social e o Estado socialista, que são contemporâneos um do outro; e o Estado neoliberal. O liberalismo, surgiu no século XVIII e estendeu até 1929 sendo essa doutrina correspondia às expectativas do capitalismo industrial e tinha como princípios :liberdade individual; direito à propriedade privada; respeito à livre iniciativa e à livre concorrência. Já o neoliberalismo acontece no século XX, por volta de 1970. O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus princípio básicos são: Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador; políticas de privatizações; abertura econômica.
...