TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetória Da Disciplina De Historia No Brasil Na década De 90

Trabalho Universitário: A Trajetória Da Disciplina De Historia No Brasil Na década De 90. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

6° Ipen1B

Josiane Oliveira de Miranda

RESUMO:

Neste artigo procuramos esclarecer a trajetória da disciplina de Historia no Brasil na década de 90. As mudanças no ensino de história, os principais problemas enfrentados no ensino de História e qual a importância do ensino de História nos dias de hoje.

INTRODUÇÃO

Durante a Ditadura Militar (1964-1985) as disciplinas de Geografia e História, desapareceram do currículo do ensino fundamental e entrou a disciplina Estudos sociais, pois essa tinha um controle mais rígido por parte do estado.

Os conteúdos e objetivos dessa disciplina foram direcionados para um modelo propagandístico e cívico de educação, em consonância com a política repressiva do estado ditatorial. No final da década de 70 e o começo da década de 80, as disciplinas de Historia e Geografia voltam a fazer parte do currículo escolar no Brasil.

METODOLOGIA

Na década de 90, entre as principais mudanças, destacam-se novas propostas curriculares surgidas em varias cidades, o papel da escola publica na construção de uma sociedade democrática.

A historiografia brasileira é repensada, em consonância com o debate internacional e são salientados as concepções socialmente criticas da Historia, principalmente a Marxista, onde o mais importante é o processo histórico.

Outros temas são enfocados: a condição da mulher, do negro, do índio, anarquismo e o papel da imprensa. Torna-se importante que a Historia do Brasil seja o núcleo central entre o ensino de Historia nas escolas publicas, pela sua potencialidade de produção de pensamento critico dos alunos.

Em 1997 os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram criados para ter um currículo mínimo para a educação brasileira nos diferentes níveis. Houve a promulgação da Lei 9394/96 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores. A década de 90 foi marcada pela busca de novos enfoques e paradigmas para a compreensão da pratica docente e dos saberes dos professores.

Atualmente ensinar História, significa encher de sentido a prática pedagógica cotidiana na esperança de uma escola cidadã. A missão do ensino de Historia é estimular o pensamento critica e a autonomia intelectual do aluno, porque é lendo sobre o passado que encontramos referenciais que permitem a compreensão do presente e a projeção do futuro.

Erroneamente a critica ao ensino de Historia, tem estado preocupados demais com a suposta deformação do caráter e da identidade nacional, ao invés de verificar o quanto a real missão do ensino vem sendo cumprida. Os materiais pedagógicos hoje utilizados nas escolas brasileiras, pouco se comunicam com a pesquisa historiográfica de boa qualidade. Principalmente a que vem sendo criada por pesquisadores brasileiros em boas universidades.

Dentro das aulas de Historias, nota-se a dificuldade que alguns alunos tem para superar o tradicional “decorar e repetir” a que foram sempre induzidos. O problema maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com