TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleijadinho

Artigos Científicos: Aleijadinho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 8

ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA

ALEIJADINHO

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em 29 de Agosto de 1730 em Vila Rica (atual Ouro Preto), atualmente considera-se como ano de seu nascimento, o ano de 1738, pelo fato de constar em sua certidão de óbito, como data de seu falecimento 18 de Novembro de 1814, onde é mencionado que o artista tinha então 76 anos de idade. Era filho natural do Mestre de Obras e Arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa e de Isabel, uma negra escrava de sua propriedade.

Aleijadinho foi importante Escultor, Entalhador e Arquiteto do Brasil Colonial, considerado um dos maiores artistas barrocos do País.

Aprendeu desenho, arquitetura e escultura com seu pai e com o desenhista e pintor João Gomes Batista, o qual exercia as funções de abridor de cunhos da Casa de Fundição de Vila Rica. Quanto à sua formação de escultor, alguns biógrafos acreditam que Antônio Francisco Lisboa teve como mestres, os artistas Francisco Xavier de Brito e José Coelho Noronha.

Entre os anos de 1750 a 1759, frequentou o internato do Seminário dos Franciscanos Donatos do Hospício da Terra Santa, onde aprendeu Gramática, Latim, Matemática e Religião. Seu primeiro projeto individual, um desenho para o chafariz do pátio do Palácio dos Governadores em Ouro Preto, é do ano de 1752.

Aleijadinho utilizava em suas obras madeira e pedra-sabão, e misturava diversos estilos barrocos (Rococó, Estilos Clássicos e Gótico). Sua arte era uma arte de luxo, proporcionada pelo ciclo do ouro e incentivada pela Igreja Católica.

Em 1766 recebe a encomenda do projeto da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto.

No ano de 1771 é chamado de Arquiteto, tendo produzido 23 projetos, entre eles, os projetos das Igrejas de São Francisco de Del-Rei, de São João Batista de Barão de Cocais, de São Francisco de Ouro Preto e o projeto arquitetônico das torres da matriz de Tiradentes.

Em 1777 contrai uma doença (acredita-se que se tratava de lepra), que foi deformando-o com o passar dos anos, fazendo com que perdesse os dedos das mãos e dos pés, o que lhe conferiu o apelido de Aleijadinho. Para trabalhar pedia aos seus ajudantes que amarrassem as ferramentas em seu braço.

Como entalhador, participou de pelo menos quatro retábulos como projetista e executante, o traço mais marcante nessas composições é a transformação do arco do coroamento, já sem frontão, substituído por grupo estatuário.

Seu principal retábulo é o da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, com grandes esculturas representando as três pessoas da Santíssima Trindade, que se integram com a ornamentação da abóbada, fundindo parede e teto.

Na Escultura, sua maior realização são os conjuntos do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (66 estátuas da Via Sacra, Via Crucis e os Doze Profetas no adro da Igreja). As cenas da Via Sacra são intensamente dramáticas, destacas pelas estátuas em tamanho natural, pintadas com cores vivas.

As figuras dos Doze Profetas (em pedra-sabão), foram esculpidas, cada uma numa posição diferente e executam gestos que se coordenam e sugerem que estão se movimentando, gesticulando e dirigindo-se a possíveis ouvintes.

A figura do Cristo destaca-se pelo ar de atenção e expectativa no momento da oração no horto, aparência de perplexidade e dor no caminho do Calvário e expressão do sofrimento final no momento da Crucificação.

Todas essas esculturas constituem um momento de forte comunicação de emoções religiosas e de beleza plástica.

As Esculturas de Aleijadinho caracterizam-se por:

 Olhos espaçados;

 Nariz reto e alongado;

 Lábios entreabertos;

 Queixo pontiagudo e

 Pescoço alongado em forma de V.

Cena Do Carregamento Da Cruz, Na Via Sacra de Congonhas

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Aleijadinho_01.jpg)

Comentário: Notamos nessa obra diversas características barrocas, como realismo, pois nos transmite sentimento, o artista conseguiu transmitir no rosto de Cristo, todo o sofrimento por ele vivenciado durante o momento do carregamento da Cruz, o drapeado das vestes também caráter realista à peça. Utilização de cores em tons mais escuros enfatizam o momento retratado. Os elementos estão dispostos harmonicamente, o que nos proporciona sensação de movimento.

OS DOZE PROFETAS

(Fonte: http://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-arte-barroca1/)

Comentário: Esculpidas em pedra-sabão, as figuras dos Profetas encontram-se dispostas de maneira que parecem interagir umas com as outras e com qualquer pessoa que olhe para elas. As figuras “conversam” entre si e nos transmitem sensação de movimento. Seus gestos estão ordenados simetricamente, formam um conjunto unitário e ao mesmo tempo diversificado em suas partes. Cada figura é retratada com suas vestes “à moda turca” e trazem consigo textos de sua profecia. Apresentam fisionomia jovem de traços elegantes, com rostos estreitos, bochechas e maçã do rosto salientes, barbas aparadas e longos bigodes, o que confere caráter realista às peças.

Relevo No Pórtico Da Igreja De São Francisco Em São João Del-Rei

(Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b7/SFrancis-SJdelRei4-CCBYSA.jpg)

Comentário: Obra rica em detalhes em relevo. Utilização de pilastras, pedestais e capitéis que se elevam até a cornija. Ornada com figuras geométricas entrelaçadas com presença de flores, folhas e anjos nos capitéis . Figuras dispostas de forma simétrica e harmonia entre as figuras e as formas.

Anjo Com O Cálice Da Paixão, Na Via Sacra de Congonhas

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Aleijadinho-anjo.jpg)

Comentário:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com