Alfabetização Leramento
Trabalho Universitário: Alfabetização Leramento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maria • 21/3/2015 • 236 Palavras (1 Páginas) • 183 Visualizações
Alfabetização e letramento no ensino fundamental a importância de seu desenvolvimento educacional e social.
História da alfabetização e letramento
Desde o final do século xix, é notável a dificuldade dos alunos aprenderem a ler e escrever, principalmente aos que não tinha acesso amplo à educação. As praticas da leitura escrita ganharam mais forca somente aos finais do século passando por evolução restrita a educação particular, em casa ate o momento em que se tornou direito constituído por lei.
Em 1880, o método João de Deus o mais conhecido como método da palavração, que consistia em ensinar a leitura pela palavra para depois ser analisadas os valores fonéticos apartir de 1920 o termo alfabetização passou a ser usado como referencia ao ensino da estória e leitura. Utilizando-se método misto (a neolítico ou sintético), segundo ate 1970.
Em 1980 foi incluindo no Brasil um pensamento construtivismo de alfabetização introduzido com base nas pesquisas de Emilia Ferreiro Ana Teberosky, situação a qual propôs uma nova forma de alfabetização. Neste momento surge o termo letramento, pois foi possível constatar o grande numero de analfabetos funcionais. Pois saber ler e escrever porem não sabe descodificar, ou interpretar o que Lei ou escrevem.
Sendo expandida a importância da necessidade de se saber utilizar o conhecimento adquirido no dia-a dia e como ferramenta de socialização do individuo.
Sendo que a falta de compreensão sobre o assunto hoje dificulte o uso da mesma dentro do ambiente educacional n\a atualidade.
...