Antropologia E Cultura Brasileira
Monografias: Antropologia E Cultura Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cicaoliveira • 9/11/2014 • 840 Palavras (4 Páginas) • 2.498 Visualizações
Considere as asserções abaixo:
O contato estabelecido com a teoria denominada linguística estrutural possibilitou que o antropólogo Claude Lévi-Strauss compreendesse que a produção da linguagem não possibilita o estudo dos sistemas simbólicos
PORQUE
Não permite uma análise que contribui para o conhecimento da atividade inconsciente dos grupos culturais.
Com base nas duas asserções acima, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
Corretaa.
As duas asserções são falsas.
Resposta Correta:
Corretaa.
As duas asserções são falsas.
Feedback da resposta:
As duas asserções são falsas.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
As relações matrimoniais entre homens e mulheres parecem infinitas à primeira análise, porém apresentam algumas possíveis relações entre os grupos: levirato (é quando um irmão é obrigado a casar-se com a viúva de seu falecido irmão desde que este não tenha descendentes do sexo masculino), sororato (é um tipo de aliança em que o homem substitui a esposa falecida pela irmã mais nova), poligamia (é quando um cônjuge possui muitas esposas ou maridos) e monogamia (é quando um cônjuge possui uma única esposa ou marido).
O texto acima faz menção à antropologia estruturalista de Lévi-Strauss e afirma que:
I. Há elementos invariantes na cultura do ponto de vista das relações matrimoniais entre homens e mulheres.
II. Somente há elementos invariáveis na cultura do ponto de vista das relações matrimoniais entre homens e mulheres.
III. Há elementos variáveis e invariáveis na cultura do ponto de vista das relações matrimoniais entre homens e mulheres.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada:
Corretac.
I
Resposta Correta:
Corretac.
I
Feedback da resposta:
A questão exemplifica que há tipologias invariantes nas relações entre homens e mulheres e não inúmeras como se supõe à uma primeira observação de acordo com o pensamento estruturalista levistraussiano. Nesse sentido, a alternativa correta, na acepção de Lévi-Strauss, é: “Há elementos invariantes na cultura”.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Pode-se considerar o ato de comer como uma possibilidade para diferenciarmos a antropologia funcionalista de Malinowiski da antropologia estruturalista de Lévi-Strauss.
Observe as opções a seguir sobre a antropologia funcionalista de Malinowiski e a antropologia estruturalista de Lévi-Strauss:
I. A alimentação, para Malinowiski, equivale a uma função metabólica com o objetivo de servir à manutenção da vida humana e para Lévi-Strauss, a comida faz referência a um sistema de códigos culturais.
II. A alimentação, para Lévi-Strauss, equivale a uma função metabólica com o objetivo de servir à manutenção da vida humana e para Malinowiski, a comida faz referência a um sistema de códigos culturais.
III. A alimentação, tanto para Lévi-Strauss quanto para Malinowiski, equivalem a uma função metabólica com o objetivo de servir à manutenção da vida humana.
IV. A alimentação, tanto para Lévi-Strauss quanto para Malinowiski, equivalem a um sistema de códigos culturais.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
Corretad.
I
Resposta Correta:
Corretad.
I
Feedback da resposta:
A opção correta é: I. A alimentação, para Malinowiski, equivale a uma função metabólica com o objetivo de servir à manutenção da vida humana e para Lévi-Strauss, a comida faz referência a um sistema de códigos culturais.
Pergunta 4
0 em 0,2 pontos
Os mitos, analisados por Lévi-Strauss, são acessíveis ao pesquisador também segundo o método psicanalítico de interpretação
...