As Gálatas a Epistola
Por: Keren Dayane Souza • 16/6/2021 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 128 Visualizações
Gálatas
Introdução
A bíblia sagrada é um dos livros religiosos mais antigos do mundo , a bíblia é dividida em antigo testamento no qual relata historias do Egito antigo, babilônia , Israel entre outros marcos históricos , já o novo testamento da bíblia relata muitos momentos no qual abrange principalmente o império Greco-Romano, a fonte que será analisada,será a epistola de Gálatas um dos livros no qual estão dentro do livros citados na bíblia .
Desenvolvimento
- Sinopse da Obra
As igrejas em Galácia eram composta um parte por judeus convertidos e outra parte parte por gentios convertidos. Paulo em sua carta vai afirmar seu caráter como apostolo e ira explanar suas doutrinas no qual ensinava com o objetivo de solidar as igrejas da Galácia na fé de Cristo, Paulo é firme e especifico quando fala de um ponto importante a justificação pela fé. O assunto discutido pode ser comparado com o mesmo que o apostolo relata na epístola aos Romanos, ou seja, ele foca na justificação pela fé. Nesta carta, em especifico, o foco da atenção é de que os homens são justificados pela fé sem as obras da Lei de Moisés.
Gálatas não foi escrito da mesma forma que se é escrita uma redação sobre a história contemporânea. Ela foi uma de protesto contra um evangelho de cristo que havia sido corrompido. A verdade fundamental da justificação pela fé e não pelas obras da lei havia sido assombrada pela insistência por parte dos judaizantes, estes alegavam que os crentes em Cristo tinham que cumprir a lei. Quando Paulo ficou sabendo que esta forma de ensino estava começado a influenciar as igrejas de Galácia e que os estavam afastando de sua herança de liberdade, ele escreveu o forte protesto contido nesta epístola.
- A carta aos Gálatas
Na carta Paulo alega que o resultado da justificação pela graça mediante a fé é a liberdade espiritual. O apostolo chama os cidadãos da Galácia a se manterem firmes na sua liberdade, e diz para “não vos submetais, de novo, como escravos (isto é, a lei mosaica)” (BIBLIA , Gálatas, 5, 1) “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”
O autor diz que a liberdade cristã não deve ser uma desculpa para satisfazer uma natureza inferior; muito pelo contrário, ela é uma oportunidade para se amar uns aos outros (BÍBLIA ,Gálatas 5, 13) "Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor."
Paulo continua em (BÍBLIA, Gálatas , 6, 7-10)
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem.
Essa liberdade não afasta ninguém das lutas da vida. Realmente, pode até intensificar a luta entre o Espírito e a carne. Porém, a carne foi crucificada com Cristo (BÍBLIA, Gálatas, 2, 20)"Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." e, como consequência, o Espírito produzirá seus frutos na vida do crente, tais como: amor, alegria e paz (bíblia, Gálatas, 5, 22-23)"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.". A carta aos Gálatas foi escrita em um espírito de iluminada animação. Para o apostolo , a questão não era se uma pessoa tinha sido circuncidada, mas sim se ela havia se tornado “uma nova criatura” (BÍBLIA, Gálatas, 6, 15)"De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação."
...