Baby
Trabalho Escolar: Baby. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sararebeka_ • 30/10/2014 • 1.760 Palavras (8 Páginas) • 1.652 Visualizações
7) Quais são dois tipos de busca da verdade?
R= O primeiro tipo de busca nasce da decepção, da incerteza e da insegurança, por si mesmo, exige que saímos de tal situação readquirindo certezas. O segundo tipo nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade.
8) O que é a “dúvida metódica” de Descartes?
R= Era um método proposto por um filósofo francês chamado René Descartes, que se consistia em filtrar todas as suas ideias, e retirando aquelas que poderia causar qualquer tipo de dúvida, e assim a dúvida sendo apenas como um método por um tempo curto, ele afirmava que, para conhecer a verdade, é preciso, de início, colocar todos os nossos conhecimentos em dúvida.
9) O que é o “argumento do sonho” de Descartes?
R= O argumento do sonho é a postulação de que o ato de sonhar providencia evidência preliminar de que os sentidos através dos quais confiamos para distinguir realidade de ilusão não devem ser plenamente confiáveis, e como tal, qualquer estado que dependa dos sentidos devem ser, no mínimo, cuidadosamente examinados e testados com rigor para determinar se algo é de facto "real".
10) Qual a primeira verdade indubitável encontrada por Descartes? Explique como ele chegou a ela.
R= A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é :"EU PENSO". Ele chegou a ela pelo seguinte raciocínio: eu penso, pois, se duvidar de que estou pensando, ainda estou pensando, visto que duvidar é uma maneira de pensar.
Capítulo 2
Buscando a verdade
1) O que é dogmatismo?
R= Dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde criança com senso. É uma tendência para acreditar que o mundo é da maneira que aprendemos.
2) Que é a atitude dogmática? Por que é conservadora?
R= É a atitude baseada em dogmas ou conceitos prévios. Ela é considerada conservadora por que se apega a princípios Posso te dizer, a sociedade tem virado este lixo que aí está pela ruptura de dogmas, por pessoas que não suportam a disciplina e sã conduta, e nós muitas vezes seguimos cegamente estes guias loucos. Tente na internet o texto "Deus é culpado?" com base na resposta da filha de Billy Grahan, tenho certeza que te fará pensar. Maranatha
3) Quando se rompe a atitude dogmática?
R= O dogmatismo exalta os dogmas, que são conceitos dados como intocáveis, por sua suposta perfeição ou estado muito insujeito a exceção. O problema do dogma é que a sociedade evolui, e com ela a sua ciência. O dogmatismo é o apego exagerado ao uso de dogmas.
Rompe-se com teorias ou atitudes:
críticas,
antipositivistas,
liberais
inventivas, criativas ou inovadoras.
4) Dê um exemplo (tirado de sua vida pessoal, da literatura ou do cinema) de estranhamento diante de algum fato que pareciam simples e naturais.
R= O Bicho (Manuel Bandeira)
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
5) Que dúvida e perplexidades a linguagem provoca em nós? Dê alguns exemplos.
R= "Ser ou não ser, eis a questão"...
"Que não seja imortal (o amor) posto que é chama,
Mas que seja infinito, enquanto dure".
"O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
"Louco, não, vou mais além, sou poeta..."
Capítulo 3
As concepções da verdade
1) O que é a verdade como alétheia?
R= Em grego a palavra para ‘verdade’ é aletheia e significa ‘o não oculto’, ‘não escondido’, ‘não dissimulado’. O verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, a verdade é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. O verdadeiro, neste sentido, se opõe ao falso, ‘pseudos’, que é o encoberto, o escondido, o dissimulado, o que parece ser e não é como parece.
2) O que é a verdade como veritas?
R= significa verdade a “veritas” é que no Novo Testamento a palavra dízimo não é aplicado em contexto que trata de riqueza e prosperidade, antes, o verbete que este no contexto da prosperidade é semeadura; no Velho Testamento as palavras dízimo e prosperidade nunca estão no mesmo texto. Quando a Bíblia fala de dízimos, no Velho Testamento, está tratando de uma questão legal para a manutenção do sistema religioso, político e social da nação, via imposto, chamado dízimo.
3) O que é a verdade como emunah?
R= Emunah e Veritas são, respectivamente, as palavras em hebraico e latim para verdade. No entanto a primeira se refere à verdade do caráter, e a segunda exprime a experiência da coerência.
4) Qual a marca do conhecimento verdadeiro na alétheia? Qual é adequação?
R= A marca do conhecimento verdadeiro na abstração grega é a evidência, uma abstração do fato real ao nosso intelecto através da racionalidade. A fuga da caverna nos permite sintetizar o mundo sensível e evidente às nossas percepções intelectuais além-mito. Adequação seria a correspondência da coisa fora de sábios conceitos racionalizáveis
...