Buerarema
Tese: Buerarema. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: icarogonzaga • 24/4/2014 • Tese • 378 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Buerarema é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil. Localiza-se às margens da rodovia BR-101. Sua população estimada em 2008 era de 20 687 habitantes. Atualmente, a cidade conta com duas agências bancárias e um hospital. É abastecida pelo Rio Una, que também abastece a cidade vizinha de São José da Vitória.
A cidade já foi chamada de Macuco, devido ao grande número de macucos na região6 .
Índice [esconder]
1 Topônimo
2 História
3 Economia
4 Características
5 Calendário de Eventos
6 Alguns Dados
7 Referências
Topônimo[editar | editar código-fonte]
"Buerarema" é uma palavra originária da língua tupi. Significa "madeira fedida", através da junção dos termos ybyrá (árvore, madeira) e rema (fedido)7 .
História[editar | editar código-fonte]
No século XVI, na época da chegada dos primeiros exploradores portugueses à região, a mesma era habitada pelos índios das etnias tupiniquim e aimoré8 . Com a divisão do Brasil em capitanias hereditárias pelo governo português, a região passou a pertencer à Capitania de Ilhéus9 . Com o fracasso das capitanias hereditárias, passou a pertencer à Província da Baía.
Em 1910, formou-se um núcleo agrícola, recebendo a denominação de Macuco. Seu crescimento foi dificultado pela ausência de estradas. No período entre 1910 e 1930, surgiu a figura da liderança indígena tupinambá Caboclo Marcelino, que lutava pelo reconhecimento do direito à terra dos índios de sua etnia, os Tupinambá de Olivença10 . Em 1922, com a Via Pontal - Macuco, a área obteve desenvolvimento.
Teve seu topônimo alterado em 1943 para Buerarema. O município foi criado com território desmembrado de Itabuna, por força da Lei Estadual de 17 de setembro de 1959, com a denominação de Buerarema. A sede, formada distrito em 1920 e subprefeitura em 1930, foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município. No início do século XXI, despontou a liderança indígena tupinambá Cacique Babau, que retomou a luta pelo direito à terra dos índios tupinambás de olivença11 12 13 .
Economia[editar | editar código-fonte]
Na agricultura, possui produção expressiva de cacau. Na pecuária, destaca-se o rebanho de muares. Conforme registros na Junta Comercial do Estado da Baía, possui 42 indústrias, ocupando o 99º lugar na posição geral do Estado da Bahia e 459 estabelecimentos comerciais, 106ª posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais, é produtor de argila. Seu parque hoteleiro registra 42 leitos.
...