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CORNFORD, FM antes e depois de Sócrates

Relatório de pesquisa: CORNFORD, FM antes e depois de Sócrates. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  9.969 Palavras (40 Páginas)  •  698 Visualizações

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el apenas ao homem inspirado ou (como diziam os gregos) ‘divino’ — o mágico e o sacerdote, o poeta e o vidente”.

CORNFORD, F.M. Antes e Depois de Sócrates. Trad. Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001, pp.14-15.

A partir do texto acima, é correto afirmar que

A) o campo do conhecimento mítico não limita-se ao que se manifesta no campo concreto comum.

B) a magia e a mitologia não se confundem com o conhecimento concreto comum.

C) o conhecimento no mito, por ser uma revelação, não é acessível igualmente a todos os homens.

D) o mito distingue o plano natural do sobrenatural, sendo o conhecimento do natural superior.

QUESTÃO 03

No poema Teogonia, as Musas aparecem ao poeta Hesíodo e dizem-lhe o seguinte: “sabemos dizer muitas mentiras semelhantes aos fatos e sabemos, se queremos, dar a ouvir verdades” (vv. 25-6)

Com base neste trecho é correto afirmar:

I) A Filosofia não se assemelha ao mito por entender que a verdade baseia-se na pura racionalidade.

II) No mito, não há espaço para contradições e incoerências, pois a verdade nele se estabelece em um plano em que atua a racionalidade humana.

III) O mito entende que a verdade é, bastante elástica não dependendo exclusivamente da racionalidade.

IV) A crença e a confiança no mito provêm da autoridade cietífica do poeta que o narra.

A) II e III são corretas.

B) I e III são corretas

C) I e IV são corretas.

D) III e IV são corretas.

QUESTÃO 04

A palavra Filosofia é resultado da composição em grego de duas outras: philo e sophia. A partir do sentido desta composição e das características históricas que tornaram possível, na Grécia, o uso de tal palavra, pode-se afirmar que

A) Agamenon, mesmo sendo legislador, pode ser incluído na lista dos filósofos, visto que ele era dotado de um saber prático.

B) a palavra, atribuída primeiramente a Kant, indica a posse de um saber divino e pleno, tornando os homens verdadeiros deuses.

C) a Filosofia, como quer Hume, é um saber técnico, possibilitando, pela posse ou não de uma habilidade, tornar alguns homens os melhores.

D) a Filosofia, na definição de Pitágoras, indica que o homem não possui um saber, mas o deseja, procurando a verdade por meio da observação.

QUESTÃO 05

“Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade.”

(OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos:a invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000.p. 24.)

Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.

a) A elaboração e discussão crítica das explicações relativas aos acontecimentos naturais.

b) A discussão acrítica das idéias e posições, que não podem ser modificadas ou reformuladas.

c) A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela mitologia.

d) A confiança na tradição e na “mitologia” como fundamentos para o conhecimento.

e) A crença na incapacidade da razão em virtude de existirem muitos pontos de vista conflitantes.

QUESTÃO 06

“Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima... podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.”

(REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.

a) A religião, visto que a mitologia ainda estava muito viva entre eles.

b) A elétrica, enquanto estudo sobre o mito de Electra.

c) A política, como avaliação dos procedimentos científicos.

d) A teogonia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.

e) A cosmologia, enquanto análise da origem e constituição da natureza.

QUESTÃO 07

“Entre os ‘físicos’ da Jônia, o caráter positivo invadiu de chofre a totalidade do ser. Nada existe que não seja natureza, physis. Os homens, a divindade, o mundo formam um universo unificado, homogêneo, todo ele no mesmo plano: são as partes ou os aspectos de uma só e mesma physis que põem em jogo, por toda parte, as mesmas forças, manifestam a mesma potência de vida. As vias pelas quais essa physis nasceu, diversificou-se e organizou-se são perfeitamente acessíveis à inteligência humana: a natureza não operou ‘no começo’ de maneira diferente de como o faz ainda, cada dia, quando o fogo seca uma vestimenta molhada ou quando, num crivo agitado pela mão, as partes mais grossas se isolam e se reúnem.”

(VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Trad. de Ísis Borges B. da Fonseca. 12.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002. p.110.)

Com base no texto, assinale a alternativa

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