Cabanagem E Sabinada
Artigos Científicos: Cabanagem E Sabinada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: isahcapozzi • 1/6/2014 • 273 Palavras (2 Páginas) • 711 Visualizações
Cabanagem:
Data: 1835-1840
Local: província do Grão-Pará (Brasil)
Participantes: Contou com a participação de elementos das camadas média e alta da região, entre os quais se destacam os nomes do padre João Batista Gonçalves Campos, do jornalista Vicente Ferreira Lavor ("Papagaio") e Félix Clemente Malcher.
O que foi: foi uma revolta na qual, negros, índios e mestiços se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder na então província do Grão-Pará (Brasil). O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará.
Motivações: Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações ribeirinhas e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil.
Pacificação: Após cinco anos de sangrentos combates, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.
Sabinada:
Data: entre 6 de novembro de 1837 e 16 de março de 1838
Local: Província da Bahia, na época do Brasil Império.
Participantes: o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.
O que foi: foi uma revolta na qual o principal objetivo era instituir uma república baiana, mas só enquanto o herdeiro do trono imperial não atingisse a maioridade legal.
Motivações: Os revoltosos eram contrários às imposições políticas e administrativas impostas pelo governo regencial. Estavam profundamente insatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo da Bahia, realizadas pelo governo regencial.
Pacificação: Logo após a batalha, os líderes da revolta foram julgados, sendo que três foram condenados à morte e os demais à prisão perpétua. No entanto, as penas foram posteriormente abrandadas para o degredo em território nacional.
...