Capitalismo E Socialismo
Artigos Científicos: Capitalismo E Socialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miryan • 17/10/2013 • 468 Palavras (2 Páginas) • 644 Visualizações
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.
O Capitalismo tem liberdade econômica (livre concorrência) com pouca intervenção do governo na economia, já no Socialismo: falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia.
Sistema presente na maioria dos países, teve origem nos séculos XIII e XIV quando surge a Burguesia na Europa. Já nos séculos XVI ao XVIII, o comércio era a principal atividade, e essa fase foi conhecida como Capitalismo Mercantil ou Comercial.
A partir desse período aumentou a Competição entre os países por Mercado consumidos e matéria prima, resultando, no século XIX, no Imperialismo ou Neocolonialismo na Ásia e África, pelos países europeus. Porém após a 2ª Guerra Mundial com as potências européias enfraquecidas surgem os Estados Unidos como grande investidor externo, graças ao acúmulo de dinheiro e crescente poder político e militar. Além disso nesse século XX, houve o predomínio do sistema bancário, as grandes corporações financeiras e o mercado globalizado. Começa aqui a fase do Capitalismo Financeiro que se estende até a atualidade.
As Características mais marcantes do Capitalismo atual são: Multinacionais e Transnacionais, acúmulo de capital, monopólio, Internacionalização da produção e Nova divisão internacional do trabalho.
Essas doutrinas surgiram no século XIX, época do Capitalismo Industrial, com influência de teoria de Karl Marx e Engels. Para eles o Comunismo seria a última etapa do desenvolvimento Revolucionário Socialista o qual seria caracterizado pela abolição do Estado e perfeita igualdade entre os homens. Porém divergências entre os líderes dos movimentos socialistas culminaram em divisões:
* Na 1ª Guerra Mundial, em Bolcheviques (comunistas – russo mais radicais como Lenin e Stalin) e Mencheviques (mais moderados e via processo parlamentar)
* Assim o Comunismo passou a qualificar o movimento político russo (1917) e o Socialismo passou a indicar a filosofia de Estado dos social-democratas.
Características Principais: Estatização dos meios de produção, desenvolvimento social como objetivos e redistribuição de renda.
Atualmente, após o período da Guerra Fria (conflito político e Ideológico entre URSS e EUA, Socialismo x Capitalismo) e consequente queda da União Soviética, poucos países se mantêm socialistas, por exemplo Cuba segui um regime mais fechado, enquanto China e Coréia do Norte tem economia mais liberal e globalizada, porém não deixam de ter regimes sociais fechados.
...