Chope
Seminário: Chope. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eli66 • 27/10/2013 • Seminário • 361 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
Chope
O chope é como se denomina, no Brasil, a cerveja com ou sem pasteurização, servida a partir de barris sob pressão, que em Portugal recebe o nome de fino ou imperial.
Brasil
No Brasil geralmente é servido bem gelado, assim como a cerveja. O chope chegou ao Brasil com a Família Real Portuguesa, em1808. À época, era uma bebida restrita à Corte. Com o surgimento de bares e botequins, o consumo da bebida popularizou-se.
A primeira notícia sobre a comercialização de chope no país é um anúncio publicado no Jornal do Commercio, no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, da Cerveja Brasileira, melhor conhecida pelo apelido de Cerveja Barbante, uma vez que o seu rudimentar processo de fabricação gerava grande quantidade de gás carbônico na bebida. O barbante servia, dessa forma, para impedir que a rolha da garrafa saltasse.
Em 1888 o suíço Joseph Villiger fundou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, lançando comercialmente a marca Brahma, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As antigas instalações da empresa hoje são parte do complexo onde está instalado o Shopping Total, na mesma cidade.
Portugal
Um "fino" acabado de tirar diretamente para o copo.
Um fino (no Norte e nalgumas zonas do Centro de Portugal) ou uma imperial (no Centro e Sul do país) é uma cerveja servida sob pressão num copo fino e alto. A cerveja em copos finos tem origem em Coimbra, Portugal, quando a cerveja de pressão era ainda servida em copos largos (como canecas) até que, os estudantes começaram a pedir cervejas em copos altos e finos, daí o nome.
Colarinho
O chamado "colarinho" é uma camada de espuma que, apesar de evitado por alguns, é considerado por outros um importante componente da bebida, devendo, segundo especialistas, ter de um a três dedos de acordo com o estilo da cerveja , de maneira que ela sirva como barreira para reter alguns compostos que lhe dão identidade, tais como óleos do lúpulo, todos os tipos de subprodutos gerados na fermentação pela levedura, como o álcool, e ésteres frutados, especiarias ou outras adições,. . Entre as outras propriedades, acredita-se, também, que ajuda a evitar que a cerveja esquente rapidamente.
...