Comportamento Interorganizacional
Casos: Comportamento Interorganizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123456789123 • 9/5/2014 • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 809 Visualizações
Notas: 1
Leia a descrição a seguir:
É um modelo de compartilhamento de conhecimento interorganizacional descentralizado, não depende da relação com fornecedores de uma grande indústria, mas sim da capacidade de explorar as redes disseminadas de empresas semelhantes, instituições de pesquisa e universidades.
A qual modelo de gestão a definição se refere?
Escolher uma resposta.
a. Modelo da montadora Toyota, no Japão.
b. Modelo brasileiro de inovação.
c. Modelo coreano de alta tecnologia.
d. Modelo europeu de inovação.
e. Modelo das empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos EUA.
Question 2
Notas: 1
Leia, com atenção, a definição a seguir:
“Este modelo ocorre por meio da associação com fornecedores em torno de uma única grande empresa, portanto, vínculos densos de propriedade com os seus afiliados, história compartilhada e adesão com sua cultura”.
A qual modelo de gestão a definição se refere?
Escolher uma resposta.
a. Modelo da empresa Olympus.
b. Modelo coreano de alta tecnologia.
c. Modelo brasileiro de inovação.
d. Modelo da montadora Toyota, no Japão.
e. Modelo das empresas de tecnologia do Vale do Silício, EUA.
Question 3
Notas: 1
Leia o texto a seguir:
“Os modelos do Vale do Silício e da Toyota divergem consideravelmente no tipo de laço que vincula as empresas, no grau de exclusividade e na duração desses laços. No caso da Toyota, vemos interações íntimas, de longo prazo, apoiadas por uma cultura compartilhada que abrange um conjunto de empresas e estruturas formais de comando com laços de propriedade. No Vale do Silício, vemos um conjunto mais amplo de laços, redes amplas e diversas, movendo-se e reconfigurando-se rapidamente.”
NONAKA I.; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008, p. 209.
Com base na perspectiva de Nonaka e Takeuchi, é correto dizer que:
Escolher uma resposta.
a. O modelo Toyota é mais eficaz que o modelo do Vale do Silício por causa das interações de longo prazo entre um conjunto de empresas.
b. O modelo do Vale do Silício é mais eficaz que o modelo da Toyota por causa de suas redes amplas e diversas, que se reconfiguram a cada novo conhecimento.
c. Novas empresas que entram no mercado de tecnologia preferem seguir o modelo da Toyota.
d. A Toyota, por ter um modelo centralizado, não pode ser considerada uma empresa inovadora.
e. Os modelos são exemplos contrastantes de criação do conhecimento interorganizacional, sem que possamos dizer que um modelo seja superior ao outro em todas as situações de inovação.
Question 4
Notas: 1
(FCC 2009)
Com relação ao método do Balanced Scorecard (BSC), considere:
Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard (BSC) são o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
Inicia-se com a definição da visão e da missão atribuídas à organização, analisando, prioritariamente, os ambientes externo e interno, é seguida pela formulação de metas, depois, pelos objetivos e estratégias e, finalmente, pela implementação.
Os níveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard (BSC) são o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático operacional.
Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica e gestão do conhecimento.
Está correto o que se afirma apenas em:
Escolher uma resposta.
a. II e IV.
b. I e IV.
c. I, III e IV.
d. I, II, III e IV.
e. II e III.
Question 5
Notas: 1
A análise de redes sociais nas empresas, ou “análise de redes organizacionais”, tem sido alvo de inúmeros estudos recentes na área de Administração. Um dos modelos de análise
...