Conjuração Baiana
Dissertações: Conjuração Baiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kareninha • 4/9/2014 • 365 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Conjuração Baiana
A Conjuração Baiana ocorreu em 1798. A revolução começou na cidade de Salvador, as principais causas foram à falta de alimentos e de produtos importados da Europa. Os revolucionários baianos eram republicanos, entre seus líderes havia sapateiros, escravos, alfaiates etc. Por isso, a conjuração baiana é também chamada de "Revolta dos Alfaiates", pois estes participavam em grande número. Eles pregavam a liberdade de comércio.
Os ideais dos revolucionários baianos eram diferentes dos sustentados pela elite mineira. Eles pregavam a liberdade de comércio e apoiavam uma revolução contra a sociedade escravista da colônia. O mesmo fato que aconteceu em Minas aconteceu na Bahia, quando um participante do movimento, José da Veiga, denunciou à revolução as autoridades, que a separação política de Portugal, mas logo os líderes foram mortos e a revolução abafada. Para evitar mais revoltas, Dom João VI elevou o Brasil a reino unido a Portugal e Algarves.
O movimento gerou a troca de capital que na época era Salvador passou a ser o Rio De Janeiro, com essa troca Salvador perdeu vários recursos que tinha, com o aumento dos impostos e exigências colônias veio a piorar as condições de vida da população.
Alcançando os processos de independência Estados unidos e o Haiti com as declarações da Revolução Francesa trouxeram os ideais de liberdade e as ideias iluministas. Estavam empolgados com os processos revolucionários, que representantes de setores médios e de elites ligadas montaram uma sociedade secreta que era chamada de “Cavaleiros da Luz”. Em suas reuniões, os cavaleiros da luz organizavam movimentos anticolonialista e uma criação de um novo governo baseado em princípios republicanos (com uma força maior) e liberais.
A participação dos Cavaleiros Da Luz foi limitada. Muitos de seus integrantes não concordavam com seu caráter humanitário, por exemplo, a abolição da escravidão. Seus participantes distribuíam panfletos comunicando a população para ficarem contra Portugal, com esse movimento seus representantes foram presos pelas autoridades coloniais. Alguns membros da elite foram condenados a penas mais leves e tiveram acusações retiradas, entretanto os populares que encabeçaram o movimento foram presos, torturados e alguns até mortos e esquartejados. Buscando outras revoltas o governo português exibiu-o alguns restos mortais de revoltosos na cidade de Salvador.
Referencia: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/a-conjuracao-baiana.htm
Autor: Rainer Gonçalves Sousa
...