Contribuição Indígena Para Alimentação
Artigo: Contribuição Indígena Para Alimentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valeria55 • 2/4/2014 • 278 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
O que é FUNAI:
FUNAI é a sigla de Fundação Nacional do Índio, um um órgão do governo brasileiro que lida com todas as questões referentes às comunidades indígenas e às suas terras.
A FUNAI foi criada através da Lei nº 5.371, de 5 de Dezembro de 1967, para proteger e dar suporte aos índios, promovendo políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas.
As finalidades da FUNAI englobam o acompanhamento de ações que visem a proteção saúde e educação do povo indígena, a divulgação das suas culturas, além da realização de pesquisas para recolha de dados estatísticos sobre a população indígena no Brasil.
Também faz parte das obrigações da FUNAI garantir que haja participação dos povos e organizações indígenas em programas do Estado que definem políticas a seu respeito.
A FUNAI tem como missão promover e proteger os direitos dos índios, preservando as suas culturas, línguas e tradições, além de monitorar as suas terras para impedir ataques de madeireiros, garimpeiros e outros, evitando práticas de usurpação das riquezas que pertencem ao patrimônio indígena e que colocam em risco a preservação das comunidades.
Contribuição indígena para alimentação
Uma herança e um conhecimento.
Os índios nos deixaram heranças nos hábitos alimentares, os índios só comem alimentos naturais, com eles aprendemos as técnicas de caçar, pescar, plantar e colher.
A mesa farta que temos de hoje é herança indígena como: caju, abacaxi, banana, maracujá, mandioca, milho e a batata doce, etc.
O milho e a mandioca são as principais heranças alimentares. Com o milho e a mandioca podemos preparar uma variedade de pratos como: Bolo, tapioca, cuscuz, curau, farinha, etc.
Aprendemos a comer peixe de varias formas: cozido, frito, assado e cru, é um hábito passado de geração pra geração.
...