Cronometragem
Trabalho Escolar: Cronometragem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ahil09 • 31/7/2014 • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 1.114 Visualizações
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ANA AMÉLIA BEZERRA DE MENEZES – CFP AABMS
TÉCNICO EM VESTUÁRIO
AHILSA MARQUES
31 de julho de 2014
Fortaleza-Ceará
Sumário
I. Definição 2
II. História 3
Frederick Taylor
Princípios
O Estudo dos Tempos e Movimentos e Estudo da Fadiga Humana
III. Marketing 3
IV. Apêndice 3
Definição
Cronometragem é a medição de um determinado período de tempo relativo a um acontecimento específico, utilizando-se um Cronômetro como dispositivo para mensuração manual ou dispositivos providos de sensores (responsáveis para acionar o início e o fim de uma ocorrência) e um relógio para mensuração automática desse Período.
A unidade de medida utilizada para medir o tempo pelo Sistema Internacional de Unidades é o Segundo (s), porém, na prática as necessidades específicas de cada cronometragem podem necessitar de maior ou menor precisão, para efeito de comparação. Nestes casos pode-se utilizar subdivisões do segundo (como o milésimo de segundo) para medições com maior precisão ou unidades acumulativas (como o minuto) para medições de menor precisão.
Por padrão, utiliza-se a Notação científica para expressar valores muito pequenos ou muito grandes, comparando-se apenas os algarismos significativos.
Na indústria
A cronometragem é usada na Indústria para obtenção do tempo padrão de modelos fabricados. A metodologia empregada na execução da cronometragem depende das técnicas de Cronoanálise atribuídas ao processo, onde são levados em conta Ritmo, fatores de fadiga e perdas, por exemplo.
Um momento específico da atividade é convencionado como início da medição e outro momento é convencionado como fim da atividade, cujo resultado gerado em função desse tempo transcorrido é um Produto do trabalho, assim designado operação.
Utilizar cronômetro com segundo centesimal apresenta facilidade para cálculos diretos por já estar no sistema decimal, base10 1 .
História
Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de março de 1856 — Filadélfia, 21 de março de 1915) foi um engenheiro mecânico estadunidense. Técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. Escreveu o livro "The Principles of Scientific Management", publicado em 1911. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Elaborou os primeiros estudos essenciais:
• Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
• Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
• Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade(...)
• Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.
• Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.
• Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim, Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização.
PRINCÍPIOS DE TAYLOR
Estão baseados na preocupação da observação científica, eis os principais:
1 – Princípio do Planejamento:
• Separar quem pensa e quem faz.
2 – Princípio do Preparo:
• Selecionar os melhores e treiná-los de acordo com o melhor método de execução.
3 – Princípio do Controle:
• Aderência ao planejamento de tarefas através de rigorosa supervisão.
4– Princípio da Execução:
• Não cabe somente aos operários a boa
...