Czarismo
Tese: Czarismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jefferson.scopel • 14/5/2014 • Tese • 702 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
1. Caracterize o Czarismo.
O Império Russo passou por uma rápida modernização econômica que trouxe consigo o desenvolvimento da industrialização na Rússia. Desde o século XVI a Rússia tinha como principal forma de governo o Absolutismo, representado na pessoa do Czar (Imperador Russo), cujas principais características eram o poder absoluto e arbitrário com o apoio da nobreza proprietária de terras. Os governos Czaristas tiveram como principal característica a exploração da grande maioria da população russa composta por camponeses,
2. Explique como surgiu o Partido Operário Social Democrata Russo, e a divisão do partido. O Partido Operário Social Democrata Russo foi um partido político socialista russo fundado em 1898 em Minsk de modo a unir as várias organizações revolucionárias em um partido único. O POSDR mais tarde se dividiria nas facções Bolcheviques e Mencheviques, com os primeiros se tornando o Partido Comunista da União Soviética.
3. Explique o termo “Mencheviques”.
O termo menchevique significa minoria. Os mencheviques acreditavam que a burguesia deveria liderar a nova república a ser constituída após a queda do Czar Nicolau II. Dessa forma, as forças produtivas seriam devidamente ampliadas para que uma revolução socialista acontecesse décadas mais tarde.
4. Explique o termo “Bolcheviques”.
Os bolcheviques que significa “maioria”, sob a liderança de Vladimir Lênin, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. Com isso, a revolução proletária seria a responsável direta pelas transformações que modernizariam a economia russa e daria fim aos contrates sociais que marcavam o país. Segundo os mencheviques, a revolução na Rússia teria uma condução particular àquilo que fora proposto pelo marxismo.
5. Caracterize a Revolução Russa.
A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo.
6. Como era a situação da Rússia antes da revolução de 1917?
Era uma monarquia absolutista comandada pelo czar Nicolau II. O país era um dos mais atrasados do mundo. A maioria das pessoas eram camponeses pobres e analfabetos. Esses camponeses trabalhavam nas terras da nobreza rural. Pagavam altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II e viviam quase sempre esfarrapados e famintos, além de terem que suportar a baixa temperatura da região.
7. O que foi Domingo sangrento?
Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de Janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes pacíficos marcharam até
...