Dom Pedro II
Pesquisas Acadêmicas: Dom Pedro II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaelBBatista • 28/4/2014 • 447 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Disambig grey.svg Nota: Se foi redirecionado(a) para esta página e não é a que procura, consulte: Pedro II (desambiguação).
Dom Pedro II
Imperador do Brasil
Imperador do Brasil
Pedro II circa 1887b transparent.png
Dom Pedro II aos 61 anos de idade, 1887
Governo
Reinado 7 de abril de 1831 –
15 de novembro de 1889
Coroação 18 de julho de 1841
Consorte Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias
Antecessor Dom Pedro I
Herdeiro Isabel, Princesa Imperial do Brasil
Sucessor Nenhum
Brasil República (Deodoro da Fonseca)
Dinastia Casa de Bragança
Vida
Nascimento 2 de dezembro de 1825
Rio de Janeiro
Morte 5 de dezembro de 1891 (66 anos)
Paris, França
Sepultamento Mausoléu imperial, Catedral de Petrópolis
Filhos Afonso, Príncipe Imperial do Brasil
Isabel, Princesa Imperial do Brasil
Leopoldina, Princesa do Brasil
Pedro, Príncipe Imperial do Brasil
Pai Dom Pedro I
Mãe Leopoldina de Áustria
Assinatura Assinatura de Dom Pedro II
Dom Pedro II (Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 1825 – Paris, 5 de dezembro de 1891), alcunhado o Magnânimo1 2 foi o segundo e último monarca do Império do Brasil, tendo reinado o país durante um período de 58 anos.nota 1 Nascido no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do Imperador Dom Pedro I do Brasil e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria e, portanto, membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança. A abrupta abdicação do pai e sua viagem para a Europa tornaram Pedro imperador com apenas cinco anos, resultando em uma infância e adolescência tristes e solitárias. Obrigado a passar a maior parte do seu tempo estudando em preparação para imperar, ele conheceu momentos breves de alegria e poucos amigos de sua idade. Suas experiências com intrigas palacianas e disputas políticas durante este período tiveram grande impacto na formação de seu caráter. Pedro II cresceu para se tornar um homem com forte senso de dever e devoção ao seu país e seu povo. Por outro lado, ele ressentiu-se cada vez mais de seu papel como monarca.
Herdando um Império no limiar da desintegração, Pedro II transformou o Brasil numa potência emergente na arena internacional. A nação cresceu para distinguir-se de seus vizinhos hispano-americanos devido a sua estabilidade política, a liberdade de expressão zelosamente defendida, respeito aos direitos civis, a seu crescimento econômico vibrante e especialmente por sua forma de governo:
...