Educação e Inclusão
Tese: Educação e Inclusão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12345junior • 10/5/2014 • Tese • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
Introdução.
O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender um vídeo que retrata de forma bastante clara sobre Educação e Inclusão, tema que como sabemos bastante discutido atualmente por profissionais da educação no Brasil. Buscarei, portanto, fazer uma discussão durante o trabalho para que possa de certa forma entender como se encontra a Educação Inclusiva e seus desafios. Mostrando como o vídeo pode ser trabalhado em uma turma do Ensino Médio.
Desenvolvimento.
Atualmente o uso das tecnologias em sala de aula se torna indispensáveis, o seu uso como ferramenta pedagógica deve estar inserido no meio escolar como um recurso pedagógico que auxilia o professor, ou seja, esses recursos como o vídeo e outros vieram realmente para ficar. Uma das preocupações da atualidade é com a valorização do ser humano no social, físico, histórico e cultural. Através da necessidade de se inserir desde criança, em fase de alfabetização até a segunda fase do Ensino Médio, dentro das condições básicas da educação devemos procurar a melhor forma de fazê-la.
Diante de todas as necessidades que o aluno precisa, a modernização e a aplicação das tecnologias tornam-se prioridades na escola e na Sala de Tecnologia Educacional, que poderão oferecer e proporcionar infinitas informações para a melhoria do conhecimento e ampliação cultural de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem e podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento, podendo até desenvolver o raciocínio lógico do aluno se bem aplicado. E esse vídeo pode ser trabalhado nas séries finais do Ensino Médio nas aulas de História, nele é possível mostrar as mudanças que vem ocorrendo ao longo da história na educação inclusiva e com certeza mudar concepções errôneas dos próprios educandos e também de educadores.
É interessante a utilização do vídeo e na sala de aula, pelo fato de contribuir muito com as explicações e apresentações de novos conteúdos e de conteúdos para revisão, podem ser transmitidas, por exemplo: um filme, uma entrevista, uma palestra, uma gravação, aulas didáticas e etc. o professor pode com isso despertar o aluno a ficar atento ao que irá ser transmitido, não ficando só na mesmice de quadro e giz. Sem dúvidas quando ocorre sucesso, todos os docentes continuam os processos, agora quando e determinada sala, não da certo, o melhor a fazer é inovar a pesquisa, sem sair do foco do da aula. Não é porque em uma sala não deu certo, que o profissional irá desistir.
É interessante enfatizar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”. Inclusive, o capítulo 5 da LDB 9.394/96 trata somente de aspectos referentes à Educação Especial. Entre os pontos especificados, o art. 58. § 1º diz que, sempre que for necessário, haverá serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares de cada aluno portador de necessidades especiais. Por exemplo, em uma classe regular com inclusão pode haver um aluno surdo que necessite de um professor de apoio que saiba LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para auxiliá-lo em todas as disciplinas.
Atualmente, já se tornou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais frequentarem a escola em salas de aula com inclusão. Isso é importante para que, “independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular” (BENITE, BENITE, PEREIRA, 2011, p. 48). Isso com certeza é um avanço em relação ao passado, quando um jovem portador de necessidades especiais era excluído da sociedade, sendo mantido somente dentro de sua casa; além de não receber nenhum tipo de educação e de não participar de contatos ou atividades sociais, muitas vezes sendo até mesmo maltratado.
...