Evolução Da Bicicleta
Trabalho Universitário: Evolução Da Bicicleta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jcoliveira_br • 23/9/2014 • 987 Palavras (4 Páginas) • 870 Visualizações
RESUMO
O presente versa sobre a invenção, bem como a historia e evolução da bicicleta, a fim que se compreenda a real importância deste objeto do cotidiano de grande parte da população.
Palavras-chave: Objeto do cotidiano, Real importância.
ABSTRACT
Se vira nos trinta!
Key words:
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 2.1 – Esboço de DaVinci 7
Figura 2.2 – Draisiana 8
Figura 2.3 – Velocípede 8
Figura 2.4 – Bicicleta versus automóvel 9
Figura 2.5 – Side car 9
Figura 2.6 – Montain bike 10
Figura 2.7 – Flat foot 10
Figura 2.8 – Speed 11
Figura 2.9 – Bicicleta comunitária 11
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
1.1 Objetivo do trabalho 7
1.2 Justificativa do trabalho 7
2 DESENVOLVIMENTO 7
3 CONCLUSÃO 12
3.1 Sugestões para trabalhos futuros 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A bicicleta é um dos meios de transporte mais utilizados no mundo todo e tem em seu uso diferentes atividades, como lazer, esporte, competição ou transporte.
1.1 Objetivo
Esse estudo tem como objetivo trazer as origens da bicicleta, bem como sua evolução e tipos de uso.
1.2 Justificativa
A elaboração desse estudo da bicicleta servirá de base para a construção do trabalho de conclusão de curso, o suporte para transporte de bicicletas acoplado ao engate do automóvel.
2 DESENVOLVIMENTO
O homem sempre buscou maneiras de se locomover mais rápido e facilmente, o primeiro relato de um objeto parecido com uma bicicleta é um esboço de Leonardo DaVinci, porém sabe que trata-se de uma frade cometida por um monge, esse sim, real autor do desenho.
Figura 2.1 – Esboço de DaVinci
O celerífero, construído pelo francês Conde de Sivrac, trata-se do primeiro antecessor da bicicleta, ele era construído de madeira e contava com duas rodas alinhadas e unidas por uma viga que servia de selim.
Posteriormente o alemão Barão Karl von Drais, engenheiro agrônomo e florestal adicionou ao celerífero um sistema de direção, freios e uma cela parecida com as usadas para montar cavalos, e assim surge a draisiana.
Figura 2.2 – Draisiana
Aparece também quem sabe tirar proveito comercial da nova invenção vendendo ou alugando. E no dia 20 de abril de 1829 acontece a primeira competição em Munique. Envolvendo 26 draisianas foi realizada numa distância de 4,5 km e seu vencedor cumpriu o trajeto em 31,5 min, a uma média de 8,6 km/h, um feito para a época.
Em 1860 um carroceiro chamado Pierre Michaux da cidade de Brunel na França recebeu uma draisiana para fazer reparos, mas ele achou que o objeto era muito cansativo e foi então que ele inseriu um sistema de propulsão ligado diretamente a roda dianteira, dando origem ao velocípede. Michaux patenteou seu invento e mudou-se para os Estados Unidos onde não teve muito sucesso e acabou falindo.
Figura 2.3 – Velocípede
Com a revolução industrial os biciclos e triciclos se tornaram populares e então ganham nova conotação, os Sociáveis passam a ser os primeiros veículos individuais ou de família, algo inédito até então.
Em 1866 acontece o grande salto, o engenheiro alemão Karl Benz insere um motor a gasolina em um sociável de três rodas, o que daria origem ao automóvel moderno. A invenção de Benz ganha força e culmina no Ford Model T, de Henry Ford, modelo que popularizou o automóvel. Posteriormente surge a “guerra” entre carros e bicicletas, comum até os dias de hoje.
Figura 2.4 – Bicicleta versus automóvel
As grandes guerras trazem épocas difíceis e racionamento de recursos, com isso as bicicletas voltam a ganhar força tanto para o transporte de pessoas como de mercadorias. Como prova disso, na invasão Nazista na Segunda Guerra aos Países Baixos, os alemães ordenaram o recolhimento de todas bicicletas da Holanda como forma
...