Facismo E Nazismo
Artigo: Facismo E Nazismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miacinachi • 4/9/2014 • 362 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
Fascismo
O fascismo teve origem na Itália, no período após a guerra, quando reinavam a miséria, o descontentamento, a inflação e o desemprego.
Os camponeses rebelavam-se tentando ocupar as terras e os operários atacavam em revolta as usinas. A situação econômica era caótica, havia agitação por todo o país e os serviços públicos estavam totalmente desorganizados.
Benito Mussolini - Era um jornalista socialista que liderou o nacionalismo do período após guerra na Itália, abolindo a democracia e fundou em Milão em 1919 o Partido Fascista, que tinha caráter político militar.
Mussolini ganhou as eleições e, revestido de grande autoridade eliminou opositores e interveio na economia. Combateu o comunismo e criou um Estado moderno que se caracterizava pelo totalitarismo, nacionalismo, idealismo, militarismo e imperialismo. Reduziu o analfabetismo, combateu a Máfia, desenvolveu a indústria e o comércio e fez algumas conquistar militares.
Nazismo
No fim da Primeira Guerra Mundial, Kaiser (rei) Guilherme II, da Alemanha abdicou do poder, refugiando-se na Holanda.
O país vivia um período de crise com a derrota na guerra, a crise econômica e uma inflação de mais de 30.000% ao mês.
Foi proclamada a República de Weimar, que substituía o governo de Guilherme II, mas, em 1919 na cidade de Munique fundou-se um partido totalitário de nome: Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – ou Partido do Operário Alemão ou ainda Partido Nazista, com Adolf Hitler, que era um fracassado pintor que tinha ideias antissemitas, racistas e totalitárias.
Hitler propunha a eliminação dos judeus da vida pública, a nacionalização das indústrias e a pena de morte para os traidores.
Em 1933, Hitler obtém a vitória nas eleições parlamentares e chefia o gabinete.
No poder, Hitler dissolveu os partidos políticos, acabou com os sindicatos e encheu campos de concentração com os socialistas que eram perseguidos, assim como os comunistas e os judeus que mandavam eliminar em câmaras de gás.
Através da Gestapo (policias secreta do Estado), amordaçou as forças intelectuais, morais e religiosas. Usava o nome de Fuhrer e aboliu o regionalismo, incentivou e desenvolveu a indústria bélica, desenvolvendo a economia e reerguendo a Alemanha derrotada na guerra.
Realizou expansão territorial à custa de seus vizinhos de fronteira como a Áustria, a Polônia, Tchecoslováquia, o que criou motivos para a Segunda Guerra.
...