Garrafa da coca-cola
Por: Dan Pdvac • 7/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 636 Palavras (3 Páginas) • 405 Visualizações
Tudo começou na tarde do dia 8 de maio de 1886 quando John Styth Pemberton, um farmacêutico da cidade de Atlanta, criou uma bebida ao pesquisar um medicamento para amenizar dores de cabeça. Na sua casa criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca. Levou a mistura para uma pequena farmácia, a Jacob’s Pharmacy, onde o xarope de cor castanha, misturado à água com gás, foi oferecido aos clientes, que consideraram a bebida muito saborosa e refrescante. A farmácia, então, colocou o copo do produto à venda por cinco centavos de dólar.
Frank Mason Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde esse dia, Coca-Cola é escrito da mesma forma. A princípio, o concentrado era acondicionado em pequenos barris de madeira na cor vermelha, por isso, a cor foi adotada como oficial da marca.
Inicialmente, as garrafas não eram uniformes ou padronizadas. O que as diferenciava de outras era o já conhecido logo manuscrito da Coca-Cola estampado no rótulo.
Não demorou muito para que os produtores percebessem que o gelo utilizado para resfriar a bebida provocava a queda da etiqueta de papel. Isso fez com que começassem a fabricar garrafas com a logomarca gravada no próprio vidro.
O primeiro engarrafador foi o dono da Biedenharn Candy Company, que escolheu um tipo de garrafa bastante popular na época, dotada de uma tampa metálica revestida com borracha com um original sistema de vedação, o sistema Hutchinson.
O uso das garrafas Hutchinson durou pouco, e em 1900 as mais seguras e baratas garrafas de gargalo coroa se tornaram usuais na indústria. Eram moldadas à mão e a sopro e o seu tamanho não era padronizado, resultando em uma interminável variedade de garrafas parecidas, mas com diferentes formas, cores e tamanhos. Contudo, estas garrafas tinham pelo menos essas características: A marca registrada "Coca-Cola" moldada no vidro e um rótulo de papel impresso em forma de losango colado na garrafa.
Em 1915 a Coca-Cola Company finalmente percebeu a necessidade de uma garrafa padronizada, principalmente para lutar contra os crescentes problemas de imitações. Foi então que tiveram uma ótima ideia: "Nós precisamos de uma garrafa que qualquer pessoa possa reconhecer como uma garrafa de Coca-Cola, mesmo ao toca-la no escuro". Foi então organizado um concurso de design para a criação de uma garrafa única. O vencedor foi a Root Glass Company de Terre Haute, Indiana. Earl Dean foi quem desenhou a garrafa, ele se inspirou em uma figura do cacau (cocoa, em inglês) da Enciclopédia Britânica de 1911. Dean se confundiu ao procurar um desenho que representasse o ingrediente “coca” da bebida.
Para o vidro foi escolhida uma variante clara do verde (Verde Georgia) em homenagem ao local de origem da Coca-Cola.
A garrafa protótipo tinha uma exagerada saliência no meio, que foi modificada para se encaixar nos equipamentos automáticos de engarrafamento, não era prático produzir e empacotar garrafas com o meio tão mais largo que a base, o que forçou a redução.
A nova garrafa padronizada, chamada de garrafa Saia-Funil, por lembrar a forma do vestido de moda da época, foi usada em todos os Estados Unidos.
...