Governo de Vargas
Artigo: Governo de Vargas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cabuenus • 1/9/2014 • Artigo • 549 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
Getúlio Vargas
NOME: Getúlio Dornelles Vargas
PROFISSÃO: Líder Mundial
DATA DE NASCIMENTO: 19 de abril,1882
DATA DE MORTE: 24 de agosto de 1954
EDUCAÇÃO: Porto Alegre Lei escola
Depois de liderar uma revolução 1938 que derrubou o partido do governo brasileiro, Getúlio Vargas assumiu poderes dicatorial e trabalhou para centralizar o governo até que ele próprio foi derrubado em 1945. Restante uma figura controversa e divisiva, ele foi mais tarde eleito presidente em 1951, mas cometeu suicídio em 1954, após um apelo generalizado para a sua retirada.
Getúlio Dornelles Vargas serviu como presidente do Brasil , primeiro como ditador , de 1930 a 1945, e em um prazo democraticamente eleito a partir de 1951 até seu suicídio em 1954. Vargas levou o Brasil por 18 anos, o máximo para qualquer presidente, e segundo na história do Brasil apenas para o Imperador Pedro II entre os chefes de governo. Ele favorecia o nacionalismo , industrialização , centralização , bem-estar social e populismo - para o último, Vargas ganhou o apelido de "O Pai dos Pobres" ( Português para "O Pai dos Pobres").
Apesar de sua promoção de direitos dos trabalhadores, Vargas era um ferrenho anti-comunista .
Vargas foi levado ao poder por pessoas de fora políticos e da classificação e arquivo das Forças Armadas na Revolução de 1930 , uma reação à sua perda em fraudulentas eleições no início do ano que . Sua ascensão marcou o fim do Brasileiro oligárquico da República Velha e dos estados dominados café política com Leite .
Ele conseguiu influenciado o resultado da eleição presidencial brasileira de 1934 , e instituiu um autoritário corporativista regime, em 1937, conhecido como o Estado Novo ("Estado Novo"), prolongando a sua espera no poder. Vargas passou a apaziguar e eventualmente dominar os seus apoiantes, e empurrou sua agenda política como ele construiu uma propaganda máquina em torno de sua figura.
Getúlio Vargas
Vargas procurou transformar o Brasil de uma economia de plantação baseada em uma potência industrializada, sob a orientação da intervenção governamental.
Seu abraço de desenvolvimentismo foi expressa não apenas na retórica forte, mas também pela proteção de empréstimos à indústria nacional e em um orçamento de investimento pesado que visa dar o pontapé inicial setores "estratégicos" e configurar a infra-estrutura necessária. Vargas criou monopólios estatais de petróleo ( Petrobras ), mineração ( Vale ), siderurgia ( Companhia Nacional de Siderurgia ), álcalis (Companhia Álcalis Nacional) e automóveis ( Fábrica Nacional de Motores ).
Suas políticas moldaram o debate econômico brasileiro ao longo de décadas, a partir dos governos de esquerda de Juscelino Kubitschek e João Goulart para o milagre brasileiro na direita ditadura militar de 1964-1985 . A tendência protecionista foi revertida na década de 1990 com as reformas liberais de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.
Com o aumento global da democracia
...