Grandes Personagens Negros
Exames: Grandes Personagens Negros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NandaTabata • 8/11/2014 • 811 Palavras (4 Páginas) • 396 Visualizações
Em pleno século XXI, quando se discute direitos humanos e que todos são iguais, nós precisamos de uma lei específica, dentro dessa conjuntura, para afirmar a desigualdade que existe no Brasil.
Grandes personagens negros
Zumbi dos Palmares (Líder quilombola)
Zumbi é um ícone da resistência negra à escravidão no Brasil. Em meados de 1670, passou a liderar o Quilombo dos Palmares, reunião de negros resistentes ao trabalho forçado. Conhecido como Zumbi dos Palmares por liderar o quilombo que carregava o mesmo nome, Zumbi foi morto em 1696 e teve sua cabeça exposta no estado de Pernambuco.
Martin Luther King Jr. (Pastor e ativista)
Um dos organizadores da marcha pelos direitos civis em Washington (Estados Unidos), em 28 de agosto de 1963, Luther King emocionou a multidão de 200 mil pessoas com o seu mais famoso discurso, “I Have a Dream” (“Eu tenho um sonho”). Um dos trechos dizia: “Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação que não os julgará pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter”.
Malcolm X (Ativista)
Malcolm Little ficou órfão aos 6 anos e passou a adolescência em orfanatos e internatos. Junto com Martin Luther King Jr., representa a luta antissegregacionista americana. Ao contrário de Luther King, Malcolm defendia que os negros deveriam responder com violência à violência imposta pelos brancos. Foi assassinado com 13 tiros, em 1965, enquanto discursava.
Machado de Assis (Escritor)
Considerado como o maior escritor da literatura nacional, Machado de Assis, que mal estudou e nunca fez universidade, escreveu com maestria em todos os gêneros literários. Viveu durante a época da Proclamação da República e foi ávido comentador dos fatos. Junto com outros colegas autores, fundou e foi o 1º presidente da Academia Brasileira de Letras.
Nelson Mandela (Ativista e Presidenta da África do Sul)
Ganhador do Nobel da Paz em 1993, Nelson Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o Apartheid, o regime segregacionista na África do Sul. Conhecido como Pai da Pátria em seu país, Mandela foi presidente da África do Sul por 5 anos, de 1994 a 1999. Para alcançar esse posto, símbolo da igualdade democrática, Nelson Mandela passou 3 décadas na prisão por "praticar terrorismo contra o regime Apartheid".
Rosa Parks (Costureira e ativista)
Rosa Parks foi a personagem principal do ato que marcou o início da luta antissegregacionista nos Estados Unidos. Em dezembro de 1955, Rosa recusou-se a ceder seu lugar num ônibus para uma pessoa branca e foi expulsa do veículo. A partir daí, iniciou-se o Boicote aos ônibus de Montgomery e muitas outras ações pró-igualdade em solo americano.
Joaquim Barbosa (Presidente do STF)
Joaquim Barbosa nasceu em uma família pobre em Minas Gerais e, aos 16 anos, foi sozinho para a Brasília tentar a vida. Hoje, mais de 40 anos depois, é fluente em francês, inglês, alemão e espanhol, tem mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris, foi Oficial de Chancelaria no Itamaraty e o primeiro negro a assumir o posto de presidente do Supremo Tribunal Federal.
...