Guerra Fria
Ensaios: Guerra Fria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliocx • 22/2/2014 • 279 Palavras (2 Páginas) • 648 Visualizações
) Caracterize a situação de “Guerra Fria”. Quando começou e finalizou? Como se manifestou na “periferia” do capitalismo?
A guerra fria (1947-1989) caracterizou–se pelo período em que os Estados Unidos e A União Soviética se confrontaram. A guerra fria era política e ideológica, não existiu um confronto armado. Os Estados Unidos defendiam o sistema capitalista frente a ameaça comunista da URSS, que liderava o Socialismo Real, para garantirem seus desenvolvimentos e expansão pelo mundo, começaram uma corrida armamentista para mútua destruição. A guerra fria teve início quando os Estados Unidos se viram ameaçados com o fortalecimento da União Soviética após a II Guerra Mundial e terminou nas duas conferências de cúpula de Reykjavík e Washington, quando ambas potencias acordaram em se desarmar. Na periferia do capitalismo aconteciam movimentos de descolonização e guerras de libertação nacional.
2) Quando finalizou a Segunda Guerra Mundial começou um processo de reestruturação do capitalismo em escala mundial. Em que consistiu esse processo? Quais foram as instituições institucionais criadas a partir desse momento?
Desenvolvimentismo. Exemplo de Instituição: SUDENE
3) Caracterize o pan americanismo “monroista”. Como se expressa no contexto da situação econômica e política do pós Segunda Guerra Mundial? Que instituições militares e políticas são criadas inspiradas na doutrina pan americanista?
O pan americanismo monroista foi uma estratégia dos Estados Unidos para ganhar hegemonia no continente. Os Estados Unidos se fortaleceu após sua saída vitoriosa da Segunda Guerra o que permitiu organizar-se sua hegemonia em nível mundial. As instituições foram: TIAR (Tratado Inter-Americano de Assistência Recíproca), OEA (Organização dos Estados Ameicanos), consolidando uma segunda fase co pan americanismo moroista.
4) Em que consitiui o diagnóstico e a proposta da CEPAL, nos anos cinqüenta e sessenta, para o desenvolvimento da América Latina.
...