HISTÓRIA DA HIDRÁULICA
Artigo: HISTÓRIA DA HIDRÁULICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Taiane • 21/5/2013 • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 8.785 Visualizações
HISTÓRIA DA HIDRÁULICA
Euler, Bernoulli, Reynolds, Saint Venant, Newton, Pascal ...
Instalações hidráulicas diz respeito as instalações de dutos condutores de fluídos, o tipo de instalação varia dependendo do fluído e de sua finalidade. Os casos mais comuns e erroneamente considerados como sendo os únicos tipos de instalações hidráulicas são: o abastecimento de água e o sistema de esgoto, mas a variedade é muito maior, existem ainda o sistema de prevenção de incêndio, o recolhimento de águas pluviais e a distribuição de gás.
Contudo nem sempre foi tão fácil contar com o tipo de estrutura que conhecemos hoje, e o sistema hidráulico possuía em muitos lugares um sentido diferente do que nos é comum. No Egito o sistema de distribuição por diques das águas do Nilo caracterizava o aspecto social, a distribuição de terras.
O Império Romano efetuou grandes realizações em vários setores da sociedade. Na parte de infra estrutura destaca-se : estradas, pontes, aquedutos, linhas fortificadas. A parte mais relevante destas obras, é a que trata de aquedutos, que conduziam água às cidades romanas. O maior deles construído em Cartago com 141 Km de extensão. Contudo o primeiro aqueduto a ser construído não foi romano, mas Grego, com 1280m de extensão, construído a uns 2500 anos, próximo de Atenas.
Em Roma havia 13 aquedutos que levavam água dos montes vizinhos destinados ao uso público e somente o excesso era cedido a particulares. Os serviços públicos de higiene, como fontes, latrinas e termas existiam em abundância, compensando a ausência deste no meio privado.
Os problemas e as soluções na área na área de hidráulica ocorrem geralmente quando há grande conglomerados humanos, pois deixa de ser um pequeno problema e toma dimensões gigantescas. Depois de Roma podemos notar este fato nas cidades industriais, onde um grande número de trabalhadores se aglomerava em regiões onde as condições de salubridade eram precárias. As instalações nestas áreas eram sempre insuficientes, devido a exploração imobiliária dos terrenos.
Em Paris, no Império de Napoleão III, é feita a lei sanitária em 1850. Esta lei faz parte de um conjunto de metas traçadas pelo prefeito de Paris, Haussman, para “limpar” a cidade. Novos serviços primários como aquedutos, esgotos, e instalação da iluminação a gás, começam a ser atendidos, pelo menos para aqueles mais favorecidos financeiramente. Este fenômeno não ocorre apenas em Paris, mas é nesta cidade que se torna mais notável, seu exemplo é seguido por muitas cidades, o que ocorre até mesmo no Brasil com a reforma do Rio de Janeiro.
A roda de água e moinho de vento são preâmbulos de muito interesse para a história dos sistemas hidráulicos, como o homem familiarizado com as possibilidades d fluidos para gerar e transmitir energia e empiricamente lhe ensinou os rudimentos da Hydromechanics e propriedades.
A primeira bomba foi construída pelo homem a seringa e se deve a antigos egípcios, que usaram para embalsamar múmias. Ctesibius no segundo século antes de Cristo, tornou-se uma bomba de dupla ação.
Na segunda metade do século XV, Leonardo da Vinci, em seu breve sobre o fluxo de água e estruturas fluviais, estabeleceu suas experiências e observações na construção de hidráulica executado principalmente em Milão e Florença.
GALILEU, em 1612, elaborou o primeiro estudo sistemático dos fundamentos da hidrostática. Um estudante de Galileu, a lei Torricelli enunciou em 1643 o livre fluxo de fluidos através de orifícios. Eu construo o barómetro para medir a pressão atmosférica.
PASCAL, só viveu até a idade de 39 anos, mas foi um dos maiores cientistas e matemáticos do século XVII. Ele foi responsável por muitas descobertas importantes, mas em relação à mecânica dos fluidos, são notáveis as seguintes:
• A formulação em 1650 da lei de distribuição de pressão num líquido contido num recipiente. Isto é conhecido como a lei de Pascal.
• Verificar o vácuo de poder se o peso da atmosfera e não um "horror natural" como se acreditava há mais de 2000 anos antes de seu tempo.
ISAAC NEWTON, além de muitas contribuições para a ciência e matemática, ele deve estar em Mecânica dos Fluidos:
• A primeira declaração da lei de atrito em um fluido em movimento.
• Introduzir o conceito de viscosidade do fluido.
• Os fundamentos da teoria da semelhança hidrodinâmica.
Estes, no entanto, foram trabalhadas isolados que foram leis e soluções para os problemas não estão relacionados. Até a metade do século XVIII, houve até mesmo uma ciência integrada do comportamento de fluidos.
Os fundamentos teóricos da mecânica dos fluidos como ciência são devido a Daniel Bernoulli e Leonhard Euler, no século XVIII.
DANIEL BERNOULLI, 1700-1782, pertencia a uma família suíça famosa na qual havia onze estudiosos famosos, a maioria deles matemáticos ou mecânicos.
...